- Área: 100 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Sergio Gomez, Juan Fernando Valencia
-
Fabricantes: Aserrio madepino, Durapanel, Fiberglass, Home center, Playa Blanca
Descrição enviada pela equipe de projeto. O espírito desta casa procura elevar a natureza técnica de sua construção à essência da arquitetura de seu tempo, cada elemento compositivo é o resultado de um amálgama de soluções técnicas e busca pela arte, abordando os problemas da arquitetura em sua condição de Topos, Typos e Tekton, isto é à forma definida desde o lugar, a função e a técnica, provendo seu propósito universal que é servir a vida.
"Você tem que proceder indulgentemente com a natureza, se você quiser obter algo dela." Goethe
O terreno (Topos) corresponde a um declive voltado para o reservatório de Guatape, uma paisagem antrópica de fiordes, penínsulas e ilhas contrastadas com encostas arborizadas. A inclinação é moldada para desdobrar partes planas das plataformas, deixando todas as árvores existentes. A casa (Typos), como um oximoro, é um envoltório e um mirante, procura conter e expandir, é um pavilhão incrustado na encosta, permitindo que todos os espaços nobres se estendam à paisagem.
A composição dos elementos de construção (Tekton) é organizada em uma ordem ideal, as restrições estereotômicas compõem as plataformas e as paredes interiores são blocos monolíticos de concreto com EPS que permitem alcançar as silhuetas trapezoidais assimétricas em um ritmo de cheio e vazio que sustentam a cobertura. Como um manto, esse sistema protege a casa do "fenômeno antagonista natural". A madeira foi comprimida liberando os planos inclinados de reforços transversais, a encosta íngreme leva a água para a gárgula que a evacua para um canal posterior.