- Área: 200 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Lionel Henriod
-
Fabricantes: Cosentino, Mineral paint, Pierinelli, Vitra, Wb form
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi realizado para uma família de cinco pessoas (um casal com três filhos) que vive na aldeia de Orsières. O antigo celeiro (1920) era originalmente usado por camponeses para armazenar feno no volume superior, enquanto a parte inferior, construída em pedra, servia como um estábulo para cabras ou ovelhas. O tamanho do celeiro não era suficiente para acomodar a família de cinco pessoas. A solução proposta por Ralph Germann foi acrescentar um anexo de madeira contemporâneo ao celeiro conectado por um corredor em dois níveis.
O celeiro foi completamente esvaziado para reconstruir uma estrutura de concreto armado (paredes e lajes), a fim de atender às necessidades sísmicas da região. Um isolamento térmico interno foi feito para não alterar a aparência externa do celeiro, de modo que ele pudesse manter sua estética "vernacular".
A inserção de grandes janelas na alvenaria respeitou "o princípio de origem". O vidro simplesmente tomou o lugar originalmente da madeira e fornece calor leve e passivo. Uma varanda feita de concreto e madeira tomou o lugar da antiga varanda que era usada para secar o feno ao sol.
O sistema de produção de calor é feito com uma bomba de calor ar-água e a água quente é produzida por painéis solares térmicos.
A escolha dos materiais que foram utilizados para o interior são: madeira para os pisos, gesso com tinta mineral "branco RAL 9010" para as paredes e tetos, a escadaria principal e os móveis são feitos de madeira lariço maciço, a cozinha com laminado branco e bancada "Dekton cinza concreto", a chaminé em aço bruto preto e os banheiros em ardósia preta.
A mobília de madeira (mesas, bancadas, armários) foi projetada pelos arquitetos Ralph Germann para criar uma coerência geral no projeto. Razão pela qual a madeira de larício e abeto foi usada, além de suas qualidades estéticas, é que elas são da região (Val Ferret).
O elemento principal, a espinha dorsal desta casa, é a escadaria de lariço sólido que permite que a luz e o som viajem de um andar para o outro. A escada está conectada a um banco alto na área de jantar que, ao mesmo tempo, serve como um parapeito. A iluminação foi projetada usando barras simples de madeira e LEDs reguláveis para obter iluminação indireta.