-
Arquitetos: Desterro Arquitetos, Gabriela Almeida Arquitetura; Desterro Arquitetos, Gabriela Almeida Arquitetura
- Área: 160 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Arthur Lins, FCFIA
-
Fabricantes: Bautech, Portobello, Suvinil, Termoacústica
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa SP está localizada no litoral catarinense, próximo à Praia do Rosa. O programa atende uma família de três pessoas, distribuído em uma edificação térrea de 160 metros quadrados, em terreno com pouca declividade e proporção quadrada.
O partido de projeto tem como premissa a integração interna entre as áreas de uso coletivo e destas com o exterior, explorando o entorno e as paisagens locais. Organizado em um volume único, a área social se aproxima da rua, enquanto as áreas intimas estão no interior do terreno, estabelecendo gradativamente a relação entre público e privado. A abertura horizontal na fachada frontal enfatiza esta transição.
Em formato retangular, a casa foi disposta com sua maior dimensão para norte. Nessa orientação encontram-se os ambientes de permanência, como quartos e sala, que se abrem para o jardim do amplo terreno. Já ao sul estão os ambientes de serviços, como banheiros, depósito, área de serviço e despensa. A implantação na porção sul do terreno viabilizou maior área livre ao norte e, consequentemente, integração com o terreno e entrada de sol e luz para os ambientes internos sem interferência da edificação vizinha.
O volume alongado da edificação se contrapõe com a proporção da face frontal do terreno, onde localiza-se a sala de estar integrada à cozinha. Estas, por sua vez, se integram ao deck externo da churrasqueira por meio de amplas aberturas que permitem uma configuração de espaço único. É nesta parte da casa que a cobertura em madeira aparente, com pé direito elevado e meia água, quebra a rigidez da volumetria retangular térrea e reforça as premissas de integração propostas.
Durante o verão, o beiral da cobertura evita a incidência direta dos raios solares no interior da residência, enquanto no inverno o sol ajuda a aquecer os cômodos. Aberturas nas fachadas norte e sul garantem, além da iluminação natural, a ventilação cruzada natural de todos os cômodos, com maiores aberturas voltadas à norte para receber o vento predominante dos períodos mais quentes do ano.
As vigas de concreto aparente e em sua condição natural revelam o sistema estrutural, visível tanto no exterior quanto no interior da casa. Os ambientes sociais internos recebem piso de cimento queimado, enquanto os dormitórios são em piso laminado e os banheiros e áreas técnicas em piso porcelanato. A área externa é caracterizada por um deck de madeira, e os demais caminhos e acessos em concreto desempenado.