-
Arquitetos: URBANODE arquitetura
- Área: 18 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Luminária Pipe, Luminária Óculo de teto, MDF, Piso Vinílico, Rodapé
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando fomos procurados pelos clientes, existia a dúvida da parte deles se deveriam ficar na atual sede, onde estão há 10 anos, ou se deveria procurar um novo local. Ainda que bem estabelecidos no tradicional edifício da Galeria do Rosário, no centro do Porto Alegre, os clientes não vislumbravam o potencial da sala comercial de 18m2. De fato, não existia hierarquia de espaços e o layout com móveis soltos (fora de posição) estava longe de ser funcional. Coube a nós arquitetos buscar a solução.
Nos foi pedido o seguinte: uma pequena recepção (com contato visual limitado), área de atendimento aos clientes, mais lugar para guardar arquivos e uma copinha. Nossa primeira atitude de projeto foi organizar a parte de arquivo. Aumentamos a gola da porta do lavabo em 30cm e criamos um grande armário ao longo de toda parede lateral do conjunto e, com isto, eliminamos o antigo e nada funcional arquivo do escritório. Tiramos partido desta primeira atitude de projeto e definimos a circulação de clientes e advogados, assim como setorizamos as atividades. Para dar legibilidade a tais decisões, trabalhamos com diferentes acabamentos em cada zona: os acabamentos amadeirados ficam na parte de arquivo e circulação dos clientes; e os acabamentos cinza ficam no setor de trabalho/copa - que só os advogados devem ter acesso. Era importante que o armário de arquivos (e toda marcenaria que reveste o volume do lavabo) fosse o mais discreto possível e desse o tom de sobriedade que se espera de um escritório de advocacia. A luminária Pipe (com luz amarelada) dá ritmo e marca a circulação. O setor de trabalho/copa é em tom cinza para não escurecer o ambiente. Fizemos o forro desta parte também em marcenaria e usamos tubulares (com luz em um tom abaixo) sempre visando a diferenciação de setores. Para delimitar a sala de espera, usamos um ripado branco que marca o acesso e garante a baixa visibilidade pedida.
Ficamos especialmente felizes por contribuir, mesmo que na pequena escala, para o centro da cidade seja valorizado e seja cenário de investimento por parte de bons profissionais.