- Área: 125 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Daniela Ometto
-
Fabricantes: Atlas Concorde, Eliane, OTK Construtura, PH.D Marcenaria
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apto MJ está no 9o andar de um edifício no bairro dos Jardins. A implantação no centro do terreno afasta o edifício de seus vizinhos, evitando a formação de empenas cegas e, por consequência, permitindo aberturas em quase todas as faces do apartamento. No entanto, o espaço interno fragmentado, obstruía as passagens de luz e ventilação, além de segregar os usos de cada cômodo. Dessa forma, a intervenção consistiu em ampliar o espectro de interações entre os ambientes.
A fim de conciliar a privacidade e convivência dos novos moradores – mãe e filho – a distribuição original dos cômodos foi mantida, porém a comunicação entre eles foi alterada. As paredes que dividiam a lavanderia da cozinha, a cozinha da sala e a sala do escritório, foram substituídas por portas de correr em madeira e policarbonato que, além de serem divisórias translúcidas que garantem a passagem de luz entre os espaços, permitem uma interação flexível entre os ambientes. Quando fechadas isolam a cozinha da sala ou a sala do escritório, criando espaços de refúgio e intimidade, quando abertas unificam a área comum, dando espaço para maior sociabilidade.
A parede de alvenaria que dividia a sala de estar da sala de tv foi substituída por uma estante de madeira vazada que auxilia as necessidades de cada ambiente: para um lado, serve como suporte para a televisão, para o outro, como apoio para objetos, livros, vasos etc.
A estrutura de concreto pré-existente, na qual a estante foi anexada, não poderia ser demolida. Dada essa situação, viga e pilar tiveram sua materialidade crua exposta, criando um elemento singular na composição das salas. Em diálogo com essa intervenção, bancadas e prateleiras em concreto aparente foram desenhadas para todos ambientes.