Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto 10000/1 OFFICE está localizado no Distrito Gonfmenkou Sitiaoyi Xicheng, em Pequim, também conhecido como cidade oeste, famoso pelo seu valor cultural.
As construções originais estão implantadas em um lote central cercado por edificações nos quatro lados, uma configuração conhecida como Siheyuan. Além das antigas casas de madeira, também destacam-se três grandes árvores de Jujuba presentes no lote. Além disso, a comunicação e conexão entre as três casas era precária, se tornando um dos grandes desafios do projeto.
A transformação deste espaço, portanto, pretende otimizar as antigas construções. Na conexão entre a casa mais a sul e a casa mais a oeste, por exemplo, propõe-se passagens envidraçadas que melhoram a circulação no local. Além disso, um pequeno pátio foi proposto no lado oeste do corredor de vidro, introduzindo luz natural e vegetação. A casa sul será utilizada para escritórios, enquanto a casa oeste abrigará uma pequena sala de conferência. Além disso, a sala de conferências recebe uma grande abertura zenital que dá vista às jujubeiras.
A proposta mantém a estrutura de madeira da cobertura e de algumas paredes da casa, as quais conectam as duas casas. Essa parede interna foi dividida em 1000 blocos de 280 x 280 x 280 mm, formando uma estrutura em grid que pode ser utilizada de acordo com a necessidade. Os espaços que sobram foram juntados e sinalizados por estruturas de bambu, criando juntas sobrepostas que seguem os conceitos do telhado de madeira do livro Yingzao Fashi de Li Jie.
O bambu utilizado foi fixado com parafusos e métodos modernos, formando um sistema com funções estruturais. Usando chapas de aço, cortinas de arame e vidro como material de vedação, todo o relacionamento espacial é transformado em espaços intercalados sólidos, translúcidos e transparentes.
Este projeto é um escritório que os conceitos de Yingzao Fashi converteram o método de uso do bambu.