-
Arquitetos: Peñafiel Arquitectos, Valdivieso Arquitectos
- Área: 1130 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Francisco Croxatto Viviani
-
Fabricantes: Arauco, CUBIERTAS NACIONALES, Sikkens, Timber
Descrição enviada pela equipe de projeto. A tarefa consistia em um plano geral para uma fazenda em Huelquén, Chile, e o projeto de sua infraestrutura. O local, na base de uma cadeia montanhosa, tem vinhedos plantados na encosta, bem como um planalto forrado de capim. O projeto procurou reunir os serviços da fazenda sob uma única área sombreada, a fim de
conformar um centro operacional para esta unidade agrícola, como uma antiga casa da fazenda, mantendo todas estruturas em um mesmo lugar.
Localizado ao lado da estrada de acesso à fazenda, - servidão de passagem para os campos que sobem a cordilheira, o projeto aparece com todo o seu poder diante do visitante. Ele reúne sob o mesmo teto estreito e longo três unidades fundamentais: a primeira dos escritórios e salas para os funcionários, uma segunda unidade de máquinas, ferramentas e produtos, e uma terceira unidade para os cavalos. Dois vazios atravessam o prédio, interrompendo seu desenvolvimento longitudinal de quase 100 metros, formando assim duas salas que atuam como mediadoras entre essas três unidades e permitem que a paisagem, a luz e o vento passem de um lado para o outro do edifício.
O telhado de duas águas abre-se em suas extremidades, deixando ambas as águas separadas. Esse gesto é acentuado ao chegar aos estábulos, onde a inclinação oeste da cobertura gira em 15 graus, permitindo que a luz do sol penetre no estábulo durante o dia. Enquanto isso, o outro declive permanece inalterado, paralelo ao caminho, sombreando os cavalos durante as tarefas de limpeza diárias. O projeto presta especial atenção aos detalhes para resolver problemas relacionados ao cuidado dos animais: os cochos, as venezianas que são fechadas todas as noites, o espaço para sela, os alimentadores, entre outros.
Os detalhes tradicionais da marcenaria desenvolvidos com a tecnologia automatizada atual foram a base para o projeto da estrutura. Isso reduziu a quantidade de juntas metálicas e as deixou quase completamente ocultas.
A estrutura de madeira pré-fabricada exigia um trabalho de montagem extremamente preciso para se encaixar corretamente sobre as bases de concreto expostas que estavam previamente construídas. A fundição de concreto das bases foi feita com tábuas de madeira para fornecer a textura correta. Após a fixação da estrutura de madeira pré-fabricada, os carpinteiros finalizaram o trabalho manualmente, utilizando o pinos padrão selecionado. A construção foi, portanto, o resultado de um fluxo de trabalho coordenado entre tecnologia e trabalho manual. A consultoria da Playgood foi fundamental no desenvolvimento das estruturas em madeira para este projeto.