Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa de final de semana se encontra localizada a 20 minutos do município de Villamaría, na região de Alto Arroyo. A paisagem é definida por imponentes montanhas que demarcam a extensa visual para o oeste de Caldas, famosa tela do pôr-do-sol emblemático de Manizales.
As características particulares da paisagem e as condições que impõe a topografia, característica da montanha, sugerem que a residência seja implantada sobre um pódio natural, que, além de configurar um mirante para a paisagem, garante o controle visual sobre as atividades produtivas da propriedade.
A arquitetura surge em paralelo às soluções técnicas, o que faz com que a estética da residência seja a manifestação de sua estrutura organizacional e construtiva; a medida do tijolo estabelece o módulo geral. O grande orientador espacial é o sistema estrutural, um esqueleto metálico de 3,75 metros confinado por paredes de tijolo em "petaca" e por janelas de grandes dimensões que garantem a continuidade espacial entre o interior e a paisagem. O plano de piso se eleva levemente do solo para permitir a passagem da água que desce pela ladeira em épocas de chuva.
A casa é projetada ao redor de um pátio central vinculado a um alpendre coberto que define o acesso. A distribuição interna é configurada por um núcleo central que abriga os serviços, a área privada se forma por um dormitório principal e um grande quarto de hóspedes. Uma planta livre que suscita a ilusão de um espaço único.