-
Arquitetos: Sergio Sampaio Archi + Tectônica
- Área: 350 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:André Scarpa
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência foi construída em um lote plano de 500 m2, 10 m x 50 m, de um condomínio com vistas para um Campo de Golfe localizado na cidade de Itu, a 100km da Capital paulista. O programa da casa foi distribuído em 2 blocos independentes cuja tectônica identifica cada setor da casa de acordo com seus usos. A expressão arquitetônica advém da dualidade entre esses volumes que se relacionam constantemente; ora contrapondo-se um ao outro, ora integrando suas espacialidades.
Ao acessar a construção pelo eixo que define a entrada da casa – um elemento vertical que concentra o vestíbulo, a escada metálica e a caixa d’água na cobertura- nota-se que estamos em um ambiente intersticial que faz a transição entre os dois setores da moradia. O primeiro é aquele que estão dispostos de forma linear e integrados os ambientes destinados à convivência e Lazer.
Trata-se de um pavilhão implantado no rés-do-chão que vai desde o pequeno jardim frontal que delimita o abrigo dos carros, passando por salas de estar, jantar, varanda e, finalmente, o solário da piscina localizada nos fundos do lote. Perfis metálicos leves e vedados por extensos painéis de vidro incolor promovem diálogo constante com as áreas externas e paisagem circundante. O pé-direito baixo força a mirada ao horizonte e o planos contínuos de piso e forro acentuam essa sensação de continuidade. Estar “dentro” ou “fora” é uma condição quase imperceptível.
Contrapondo o primeiro setor há um segundo bloco que se apresenta de forma “pesada” e com superfícies opacas. Uma composição de dois pavimentos que contém as áreas de serviço e cozinha no térreo e os dormitórios no piso superior que são acessados pela leve escada metálica suspensa por tirantes. São ambientes compartimentados, com aberturas controladas, que dão a sensação de privacidade e compressão dos espaços internos.
Apesar de ser uma edificação monocromática, o projeto “brinca” com as sutis variações das texturas da cor branca; a rudeza da massa raspada das alvenarias, o acetinado das chapas e perfis metálicos, a louça branca dos cobogós do abrigo dos carros, os vidros laminados incolores e o espelho d’água da piscina proporcionam jogos de luzes, reflexões e refrações, sombras contínuas e rendilhadas, que dão grande dinamismo à composição.