- Área: 139 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Aryeh Kornfeld
-
Fabricantes: Arricam, Haustek, MK, Medular, The Wall
Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta da casa está baseada principalmente em duas ideias: a primeira é a integração da natureza através de grandes janelas, todas orientadas para o leste, para que todos os dormitórios, banheiros e setor público tenham vista para o jardim. A segunda é integrar quatro elementos da arquitetura tradicional japonesa.
O primeiro elemento é o revestimento exterior com madeira queimada em técnica denominada Shou Sugi Ban, que confere maior durabilidade e proteção. O segundo elemento é a incorporação do Engawa, uma passagem que conecta todos os dormitórios, um lugar "entre" o interior e o exterior.
O terceiro elemento é a incorporação do hall chamado Genkan, um setor que se distingue por uma diferença de nível e material diferente do restante da casa, onde sua primeira função é ser o lugar para deixar os sapatos e os casacos antes de entrar na casa.
O quarto elemento é o mobiliário, o chamado Getabako, mobiliário tradicional japonês localizado na entrada onde os sapatos são armazenados, feitos da mesma madeira reciclada que era usada no piso de uma antiga casa e o uso do painel divisório exterior chamado Shoji. Além disso, no banheiro é incorporado o ofurô, banheira profunda com lados retangulares, elementos que o distingue das banheiras convencionais.