-
Arquitetos: STUDIO DLUX
- Área: 740 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Maíra Acayaba
-
Fabricantes: Atlas Concorde, Deca, Elizabeth Cerâmicas, Opendesk, Portobello, Shaw, Suvinil
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da nova sede da empresa Questto|Nó, em São Paulo, foi desde o início construído coletivamente. No processo de criação do novo local, projetado pelo Studio dLux, toda a equipe da Questto|Nó foi convidada a participar e criar o espaço que refletisse a maneira em que os colaboradores trabalham e convivem.
Após uma longa procura pelo imóvel ideal, encontramos um edifício comercial no bairro da Pompeia que poderia comportar todas as necessidades da empresa e com um grande potencial a ser explorado: a possibilidade de construir um terraço na cobertura.
O prédio de 3 andares possuía uma estrutura convencional com uma circulação vertical interna padrão. A iluminação natural chega ao espaço pela fachada de vidro e pelas janelas dos fundos do edifício.
A proposta do Studio dLux abrigou dentro dos diferentes planos, o ecossistema de trabalho e convivência necessário para a realização dos diversos projetos do cliente. A cobertura foi aproveitada, com a construção de uma nova estrutura, e o acesso a ela se deu por um novo lance de escada que criou um volume diferente e fora do circuito padrão de circulação, quebrando o trajeto existente.
Logo na entrada, foi projetado um corredor cercado por blocos de concreto que leva até o portão de chapa metálica oxidada. A sensação de local diminuto entra em contraste direto com o amplo espaço aberto com pé direito duplo, que recebe os eventos da empresa, que a pessoa encontra ao passar pelo portão.
Do jardim interno construído do lado direito da entrada surge um banco na cor rosa que percorre o restante do térreo, passando pelo café, que nivela a rampa com um deck, e se transformando depois em uma grande arquibancada. Nos fundos desse espaço se encontram os banheiros e o makerspace da empresa.
Subindo o primeiro lance de escada, encontramos o mezanino, com algumas posições de trabalho e 3 “war rooms” para os projetos secretos tocados pela empresa. Ao fundo do mezanino temos a primeira sala de reunião e uma pequena copa, que dão acesso ao pequeno quintal utilizado para a horta da empresa.
No andar superior está a maior parte do espaço de trabalho: Salas de reuniões, espaços de convivência e locais de reuniões mais informais se misturam em um ambiente que faz a dinâmica de trabalho ser mais livre.
Neste andar também se encontra a escada que dá acesso ao espaço da cobertura do edifício, composto por blocos de madeira que se interligam a uma escada metálica atirantada sem tocá-la. Essa escada quebra o fluxo da circulação vertical existente. No meio do andar está localizado um outro volume, que recebe reuniões mais informais e separa o espaço comum da área de trabalho com mais foco.
A cobertura é o grande destaque deste projeto e foi escolhida para abrigar o QN lab, espaço onde a empresa realiza workshops e apresentações para clientes. Esse espaço que antes não era utilizado recebeu um grande volume construído, com uma estrutura metálica e revestindo seu interior com madeira, e seu exterior com chapas cimentícias. Grandes aberturas garantem a interação com o lado externo além de privilegiar a entrada de luz natural. Além do volume, foi criado um espaço aberto para atividades em que seja possível aproveitar melhor o ar livre.