- Área: 310 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Aitor Estévez
-
Fabricantes: Kahrs, Runtal, Simon, Stosa
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto resolve a mudança topográfica do terreno através terraços. Esta estratégia principal permite obter:
1| Por um lado o acesso, a garagem e todos os serviços ao nível da rua, além de um grande espaço coberto para celebrações.
2| Por outro lado, o programa principal da casa pode ser localizado no mesmo nível do jardim, voltado ao sul e com vista para a Serra do Cadí-Moixer. Conseguimos fazer com que o jardim tenha continuidade por toda a casa.
A ideia foi desenhar uma residência compacta que se relacione e dialogue a todo o momento com a paisagem e o entorno.
O critério principal na hora de organizar os espaços interiores e exteriores diz respeito à utilização de sequências de privacidade.
Desde o acesso se tem relação direta com o pórtico que é um espaço destinado a vida mais pública e social, assim como os espaços principais de serviços e armazenagem.
Seguindo pelas escadas exteriores ou desde o semi-subsolo, se acessa o espaço mais familiar. A área diurna, sala-cozinha-sala de jantar, é um espaço com relação direta com o exterior, as vistas e a orientação sul.
Desde este espaço você tem acesso ao próximo nível de privacidade, a área noturna. Os dormitórios, dois duplos e uma suíte, estão orientados ao leste e oeste, para apreciar o nascer e o pôr do sol. As janelas estão estrategicamente localizadas para ter vistas do Cadí e do Tossa, símbolos da Cerdanya Pirenaica. Os banheiros são orientados para o norte, com pequenas aberturas que garantem a iluminação sem expor o espaço à luz e umidade.
Finalmente, acessamos a última área de privacidade, o espaço coberto. Espaço íntimo com vistas de 360º, com duas extremidades exteriores protegidas do clima e das vistas dos vizinhos.