- Área: 3500 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Chaovarith Poonphol
-
Fabricantes: Bangkok Amigo, On Square, Prachin Marble, Teak Bench (1991), Tree Concept
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao projetar um edifício de sete pavimentos para uma empresa do setor agrícola, nós visualizamos uma nova experiência de trabalho ao abordar o conceito dos terraços de arroz, o qual se tornou uma incorporação arquitetônica da filosofia e operação de negócios da empresa.
Por conta de várias restrições como normas e leis, limites de gabarito, e um perímetro pouco usual, foi necessário projetar uma edifício eficiente que resolvesse os requerimentos funcionais da empresa. O resultado veio a partir da rotação dos pavimentos, criando balanços e terraços no edifício. A simplicidade dos terraços sobrepostos se tornou uma solução sofisticada que fez com que flora e fauna locais e a paisagem externa permeassem em múltiplas áreas e funções da arquitetura.
Estes terraços de arroz se tornaram uma área flexível em todo o edifício, um espaço que tem como objetivo despertar o senso de pertencimento e identidade entre os funcionários e a empresa. Os beirais garantem o sombreamento, permitindo reuniões e confraternizações durante o dia, o que promove uma atmosfera natural e intuitiva nos locais de trabalho, incitando conectividade e interação e dissolvendo os limites entre o interior e o exterior.
Para além da funcionalidade, nós criamos uma estratégia de projeto de acordo com o clima tropical tailandês. Uma das medidas tomadas incluí elementos verticais de alumínio na fachada, os quais se tornaram um mediador entre os ambientes internos e externos. Ao calcular o ângulo deste brise, as dimensões de cada elemento foi calibrada para resolver uma orientação específica do sol, resolvendo o ambiente em todas as direções. Mais do que um elemento de sombreamento, estes brises também permitem a ventilação natural e atuam como filtros de privacidade para as residências vizinhas. Eles ajudam a reduzir o consumo de ar condicionado pois filtram a luz e o calor do sol. A massa dos terraços ajuda a suavizar a carga de resfriamento do prédio atuando como um isolante completamente natural. O resultado é a criação de um microclima no edifício, que ajuda a neutralizar as condições climáticas do local.
Nós visualizamos um local de trabalho distinto do usual, buscando não somente criar novas experiências que podem se tornar catalizadoras da qualidade de vida dos funcionários, mas também buscamos impactar positivamente o entorno ao propor áreas verdes e com vegetação.