- Área: 200 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Francisco Nogueira
Descrição enviada pela equipe de projeto. Palatina é um palacete construído no centro de Lisboa, em meados do séc. XX, com projecto da autoria do Arquitecto Carlos Rebelo de Andrade, ao estilo Português Suave.
Tendo sido originalmente desenhado para servir o propósito de uma habitação unifamiliar, foi convertido, já nos anos 00, em quatro apartamentos distintos. O Apartamento Palatina II ocupa o penúltimo piso e as águas-furtadas da mansão, onde se situavam áreas de serviço e de acomodação dos empregados – quartos das criadas, rouparia, engomados, costura.
Por meio de uma intervenção contida, procurou modernizar e valorizar-se o apartamento. Com um pré-direito muito reduzido, a cozinha foi integralmente reformulada, abrindo-se um novo vão sobre a bancada. A parede que separava a sala de estar da – anteriormente interior – sala de jantar foi eliminada. Através do desenho de um dispositivo, em carpintaria, dividiu-se a desmedida área de entrada, permitindo a criação de um pequeno vestíbulo, uma generosa estante e um armário técnico.
A escadaria que dá acesso às águas-furtadas, anteriormente contida dentro de paredes, foi descoberta, integrando-se neste mesmo sistema de carpintarias que associou as várias partes da intervenção. Também no sótão se eliminaram as paredes que escondiam a estrutura de madeira, tirando partido da amplitude do espaço esconso.