- Área: 407 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Yi-Hsien Lee Photography
-
Fabricantes: Chieftain, Dakin, GFC Toshiba, Rolf Benz, Sankyo, Villeroy & Boch
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência no.46 está localizada em um antigo bairro de uma cidade de alta densidade, rodeado por todos os tipos de edifícios que têm diferentes funções e usos como escola, hotel, templo, restaurante, lojas, residências e assim por diante.
Comparada com a paisagem urbana próxima do centro da cidade, a antiga visão de bairro é mais interessante e tem mais níveis de sentido, mostra como o tempo afeta e altera. A coexistência entre a vida urbana de alta densidade e a vida de ritmo lento é, portanto, o tema deste projeto.
A ideia do projeto é criar um cubo como volume principal, depois o cobrir com vários elementos como grandes varandas, muros altos, beirais profundos que fazem deste projeto uma residência compacta e semifechada. A visão desde o interior seria parcialmente bloqueada por esses elementos; entretanto, uma nova vista foi criada: um pátio interno. Esses elementos não são apenas parcialmente bloqueadores de visão, mas também mantêm os espaços interiores mais privados. Por meio das aberturas, a paisagem urbana foi dividida em partes, nuvem, horizonte, copa de árvore e vegetação em sacada inferior ou quintal no térreo, todas estas cenas se tornaram panos de fundos nos espaços interiores.
A paleta de materiais que conforma a estética da edificação responde ao alto contraste entre as texturas. A superfície áspera da telha de granito de cores quentes enfatiza a superfície de concreto lisa e fina no exterior da residência. O material principal do interior é a madeira, o calor desse material natural reduziu a sensação de isolamento causado pelos pátios internos de concreto, e produzirá uma textura única após sua utilização.
Por meio das ideias mencionadas e abordagem do projeto, criamos o tópico: "coexistência entre a vida na cidade de alta densidade e a vida de ritmo lento" trabalhado na prática.