- Área: 100 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Rafael Monteiro
-
Fabricantes: Colormix, Decas, Disk Vidros, Irontech, Marcenaria Luis Carlos, Mekal, Pedras Bellas Artes
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto de arquitetura e mobiliário para reforma de apartamento no bairro de Pinheiros, na cidade de São Paulo.
A intervenção consiste em configurar os espaços íntimos ou de uso restrito da residência (quartos e sanitários) da maneira mais concisa possível, procurando integrar totalmente ou parcialmente todos os outros cômodos. Dessa maneira os únicos ambientes que podem ser fechados são os dormitórios (um de casal e outro para as crianças) e as cabines sanitárias.
Tirando proveito da configuração original do imóvel, onde as áreas sanitárias ficam na porção central, o projeto propõe um novo núcleo explodido – com uma bancada única para pias e aberta para circulação social e de serviços da casa reiterando integração funcional entre ambientes.
Para as especificações de materiais, o projeto procurou fazer associações ligadas aos programas e usos: em todas as áreas sociais e dormitórios foi mantido o piso original, em taco de peróba-rosa com tonalidade bastante avermelhada; nas áreas molhadas, aplicou-se pastilha de vidro na cor branca – marcando contraste entre esse blocos gerais de usos. A especificação dos revestimentos de parede servem para acentuar tais diferenças: com intuito de tornar os dormitórios mais quentes, ambos os dormitórios são cerrados por mobiliários realizados em compensados sarrafeados revestidos em Tauari; os banheiros são definidos por divisórias de vidro serigrafado branco. Os pilares e vigas foram descascados e servem como elementos visuais comuns a todos os ambientes.