-
Arquitetos: João Tiago Aguiar, Arquitectos
- Área: 260 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: CIN, CLIMAR, FERREIRAS MOBILIÁRIO, PADIMAT
Descrição enviada pela equipe de projeto. O presente apartamento localiza-se no Bairro Azul em Lisboa, num conjunto arquitéctonico art-deco, classificado. Embora se tratasse de uma obra profunda, que consistia em remodelar totalmente dois apartamentos e torná-los num duplex, houve um respeito pela compartimentação original bem como pelos elementos decorativos existentes (sancas, frisos, mosaicos, aduelas, molduras).
No piso inferior foram colocadas as zonas sociais tais como a cozinha, sala de estar, sala de jantar, e um escritório. O grosso da intervenção aconteceu na união da cozinha e sala de jantar num único espaço, com a demolição das paredes aí existentes e a colocação de robustos perfis metálicos. Assumiu-se a presença destes perfis pintando-se a preto, de forma a marcar um contraste com os tectos brancos, tornando-os num elemento singular.
Colocou-se a escada no sentido transversal do apartamento, paralela à cozinha, de maneira a aproveitar um espaço de arrumos. A escada, aberta sobre a cozinha, formou assim um volume contendo os armários de cozinha e os electrodomésticos. Na zona social destaca-se a ilha da cozinha como um elemento de forte presença e que faz a ligação entre os vários ambientes. Já sobre a parede da empena esquerda, desenhou-se um aparador/garrafeira retro iluminado.
No primeiro piso ficaram localizados os quartos, mantendo-se, no entanto, uma zona de copa/lavandaria de apoio, na zona da antiga cozinha. O quarto principal foi transformado numa suite localizando-se a instalação sanitária na marquise.
No logradouro fez-se uma zona de barbecue bem como um canteiro e um banco de cimento com uma luz rasante, todos unidos numa única peça.