- Área: 687 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Trieu Chien
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nocenco Café é um projeto de reforma no último pavimento e cobertura de um edifício de concreto de sete andares no centro da cidade de Vinh, no norte do Vietnã.
Lá do alto é possível ver toda a cidade de cima, do centro até o rio, passando pela magnífica paisagem verde e os diversos edifícios históricos da cidade.
Muitos dos edifícios vizinhos foram parcialmente destruídos durante a Guerra do Vietnã. Depois de uma série de reformas, fachadas em estilo colonial tomaram conta do centro da cidade. Ainda hoje, independentemente do uso ou gabarito, novos edifícios continuam a reproduzir este estilismo do pós-guerra.
Nosso cliente estava na contra-mão desta tendência e também não havia a necessidade de alterar o envelope do edifício existente, mas apenas adaptar a cobertura para abrigar um projeto atraente que pudesse transformar esse edifício em um novo marco urbano da cidade.
O desafio apresentado era como criar um desenho impactante mas sem interferir muito na estrutura existente.
Depois de estudarmos a viabilidade de vários materiais locais, como tijolos, pedras, etc., escolhemos o bambu. Através de nossa experiência, sabíamos que o bambu seria facilmente acessível nesta região de clima tropical, o que reduziria o tempo de construção e também o orçamento da obra. A “leveza” que o material oferece se tornou na essência deste projeto.
Além disso, foi possível instalar toda a estrutura de bambu sem a necessidade de qualquer suporte estrutural adicional.
Na cobertura do edifício, cobrimos a estrutura de concreto existente com uma estrutura leve de bambu, criando um espaço surpreendente. Com este novo coroamento do edifício em bambu, os pedestres podem reconhecer e identificar o espaço a partir da rua.
Foram utilizados dez pilares de bambu para ocultar a estrutura existente além de outras quatro colunas adicionais. Estes elementos dividem de forma elegante o espaço organizando as diferentes áreas privadas. Este espaço, em forma de caverna, vai se revelando à medida que nos deslocamos pelo café e a todo momento apresenta novas perspectivas para a cidade que o cerca.
A grande abóbada de bambu pode ser reconhecida a partir de qualquer ponto da cidade, a qual está se transformando em um novo espaço de encontro para todos os habitantes de Vinh.
Os volumes da cobertura se encaixam no espaço existente em forma de "L". Os volumes retangulares são como molduras urbanas que enquadram o histórico estádio da cidade e a bela paisagem do entorno. Além disso, estes espaços conectam as duas estruturas de bambu, que se abrem amplamente para a paisagem da cidade de Vinh.