- Área: 229 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Seiichi Ohsawa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em uma pequena via comercial, o terreno deste projeto é limitado, a leste, pela via, e ao sul por um edifício de três pavimentos. A partir disso, desenvolveu-se o projeto de duas residências, uma para a mãe, e a outra para o filho e sua família. Além de abrigar as duas famílias, o projeto também foi desenvolvido dentro da possibilidade de se tornar unidades para aluguel.
A casa da mãe é térrea, enquanto que a do filho com a família acontece nos pavimentos superiores. O segundo pavimento foi abordado como um volume único que abriga as áreas privativas como a suíte master e a suíte da criança. O térreo também foi abordado como um volume único, derivado do segundo pavimento e que, portanto, permite um terraço em sua cobertura. Entre esses dois volumes, o primeiro pavimento acontece entre duas superfícies contínuas que se encaixam como um quebra-cabeças, integrando a área de estar aberta que acontece no terraço.
Com o objetivo de trazer luz natural para a casa e lidando com as limitações do edifício vizinho, inclina-se a cobertura do térreo possibilitando uma abertura zenital. Essa inclinação, no primeiro pavimento, se torna uma parede inclinada a qual estende o piso do terraço para cima, criando uma barreira visual entre as casas e o vizinho. Além disso, foram plantadas árvores ao longo da parte mais alta da cobertura, para que futuramente forme-se um escudo arbóreo que protegerá as casas do edifício vizinho, ao mesmo tempo que trará luz filtrada para dentro das residências, possibilitando aos moradores desfrutarem da variação de luz e cores do sol nas árvores.
Projetar uma arquitetura residencial unifamiliar em áreas adensadas é uma tarefa que testa as habilidades dos arquitetos em responder tanto ás condições do entorno quanto às necessidades do morador. No caso da Residência em Minamiyukigaya nós usamos um volume não usual para responder às demandas contraditórias das restrições legais que limitavam gabarito e aberturas, e consequentemente precisávamos resolver questões de privacidade, afastamentos e iluminação natural.