- Área: 11533 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Nelson Kon
-
Fabricantes: Hunter Douglas
Descrição enviada pela equipe de projeto. A torre residencial está situada no Itaim Bibi, um bairro em profunda transformação em São Paulo, que passa do tradicional tecido de residências unifamiliares em extensão horizontal para um skyline de edificações em altura, principalmente habitações que satisfazem uma crescente demanda residencial de uma próspera classe média alta na capital econômica do país.
O edifício conta com 123 apartamentos e é composto por uma torre de 25 níveis sobre uma base de áreas comuns (squash, piscina interior, restaurante, sala social, etc) e estacionamentos. A torre, enormemente condicionada pelas limitações de volumetria impostas pelas normas e exigências estritas de otimização funcional, abriga pequenos apartamentos com amplas varandas individuais. O projeto procura maximizar a esbeltez da peça e se destaca, sem estridências gratuitas, no monótono mar de arranha-céus indiferenciados de São Paulo como uma "singularidade de boas maneiras".
Os pavimentos são articulados em duas baias paralelas e um núcleo central de comunicações que inclui duas baterias de elevadores panorâmicos. As principais aberturas dos apartamentos são orientadas para norte e sul, com varandas profundas para mitigar a intensa radiação solar, enquanto as fachadas leste e oeste, as mais expostas no clima de São Paulo, são resolvidas com a predominância de superfícies opacas protegidas por uma fachada ventilada de peças de cerâmica esmaltadas de grande formato.
Nos lados das varandas, o revestimento cerâmico se tornou elementos vazados que preservam a privacidade das casas e enquadram as vistas a partir do interior. A combinação de cores das peças de revestimento busca a individualização cromática de cada nível, bem como a pesquisa da singularidade que fornece o valor qualitativo diferenciado buscado pelo cliente, que queria especificamente uma torre colorida.
Assim, o edifício se converte numa torre esbelta na qual é possível reconhecer as diferentes unidades habitacionais pela cor e a estrutura que organiza a construção. Nos pavimentos superiores, a extensão do núcleo central e apartamentos maiores finalizam o edifício de forma escalonada para se fundir com o perfil urbano e gerar grandes terraços para o gozo das vistas imbatíveis sobre a cidade.