- Área: 10757 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Wworkspace , Wison Tungthunya
Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantado em meio a praia de Chaweng, o Resort Sala Samui Chaweng oferece incríveis vistas panorâmicas para uma das mais belas paisagens da terceira maior ilha da Tailândia, localizada na província de Ko Samui na costa leste do Golfo tailandês. Surat Thani é conhecida por suas praias paradisíacas, pelas palmeiras e coqueiros que marcam a paisagem natural além de seu mar cristalino, a floresta tropical na encosta da montanha e seus resorts de luxo e spas. A localidade conta ainda com um aeroporto internacional que recebe milhões de visitantes todos os anos que vêm até Surat Thani para observar a lua durante a famosa festa da Lua Cheia em Ko Pha Ngan.
Os arquitetos da Onion estiveram envolvidos com o projeto para o Resort SALA ao longo dos últimos cinco anos, desenvolvendo minuciosamente cada detalhe, desde os 138 quartos, os decks e piscinas, além do mobiliário, projeto de iluminação e outros objetos complementares. Em janeiro de 2018 foi inaugurada a primeira fase do Resort, uma estrutura com 52 quartos à beira-mar nesta esplêndida paisagem natural. Cada uma das unidades possui sua própria piscina e vistas únicas para o oceano. Dois destes quartos são chamados de "Villa Presidential Pool" e estão localizados junto à praia, emoldurados pelas antigas árvores de banyan, outras quatro unidades autônomas foram categorizadas como "Pool Villas" enquanto que todas as demais estão localizadas em um único edifício de três pavimentos. Ainda assim, cada um dos quartos é único. No primeiro pavimento, os "Garden Pool Suites" possuem uma piscina localizada na parte posterior do terreno. No segundo e no terceiro nível, as Balcony Pool Suites possuem além de quartos privativos, piscina nas varandas com vista para o pátio central à beira-mar. O terceiro pavimento ainda abriga as suítes com piscina de 1 quarto, de frente para o mar. Do outro lado da estrada que leva à praia de Chaweng, a segunda fase da obra, com 85 quartos, está em construção e espera-se que seja inaugurada ainda em dezembro deste ano.
Os arquitetos observaram que a nossa percepção das fases da lua é diferente à cada noite, mesmo que a fonte de luz permaneça igual. Durante a lua cheia, ela pode ser vista em todo o seu esplendor. O Resort Sala Samui Chaweng foi projetado para proporcionar incríveis perspectivas da luz da lua sobre a famosa praia e o fantástico jogo de luz e sombra que ela proporciona.
O processo projetual começou com estas duas perguntas: o que os hóspedes gostariam de ver ao chegar ao Resort e qual ambiente seria o mais adequado para a paisagem natural de Chaweng Beach. Os arquitetos então decidiram manter o espaço ao lado da praia livre e sem nenhuma construção, criando um pátio que funciona como um hall de entrada e uma sala de estar a céu aberto por onde todos os visitantes podem circular livremente. As sua formas sinuosas favorecem a sensação de fluidez do espaço assim como o mobiliário parece estar disposto aleatoriamente e a piscina pode ser acessada em todo seu perímetro uma vez que não possui lados ou esquinas. Os hóspedes podem sentar-se e deitar-se em qualquer lugar de acordo com o nível da água que mais lhes agrade. Os pisos da piscina inclinam-se gradualmente para os nichos das bordas. Sobre estas arcadas, os banhistas podem descansar à sombra e com maior privacidade. À noite, o projeto de iluminação simula a iluminação da luz da lua cheia sobre a superfície d'água. Os arquitetos ainda criaram uma boia de forma circular que foi então chamada de "Onion Ring", como mais uma especificidade do projeto.
Todos os quartos do Resort possuem vistas ininterruptas para a surpreendente paisagem natural. Desde a grande sala de estar a céu aberto até a menor suíte privativa, o oceano é o cenário de fundo mais pitoresco para cada um dos cômodos. Até mesmo na recepção, quando os visitantes ainda estão sendo acolhidos, é possível ver o mar imediatamente. Este é o nosso ponto de vista sobre um espaço luxuoso, aquele que compreende e acolhe a riqueza do ambiente natural onde está inserido. Neste projeto, luxo não têm nada a ver com o espaço construído; têm a ver com o espaço que decidimos não construir. Preservar uma área de 70 por 40 metros à beira-mar, em uma paisagem paradisíaca como esta, isso é para nós o maior luxo que podemos oferecer aos nossos hóspedes e clientes.
A fachada alongada e horizontal que marca a linha do horizonte à beira-mar de Surat Thani foi pintada de branco. Está é uma estratégia para realçar a profundidade da fachada e as formas de seus elementos pré-moldados de concreto. Pelo menos sete diferentes curvas foram utilizadas nesta primeira linha da fachada, a qual abriga e protege os espaços interiores. Cada elemento curvo identifica um espaço diferente, a piscina, os serviços e os quartos. As sombras em movimento fazem com que cada espaço pareça único dentro do conjunto. Os tons de cinza mais complexos aparecem nas piscina privativas. Esses espaços são marcados pelas sombras dos brises, sobrepostos nestes elementos curvos da fachada.
Os arquitetos do Onion trabalharam com materiais locais e objetos da vida cotidiana. O que faz com que todas estas coisas aparentemente comuns pareçam especiais é o modo com que foram arranjadas, e como eles foram capazes de criar novas formas através da simples disposição dos elementos. Tramas de bambu foram utilizadas no forro do saguão principal. Almofadas triangulares foram produzidas especialmente para se adequarem aos seus espaços. As luminárias de vime foram projetadas para que a iluminação de cada elemento pareça única e exclusiva. Cascas de coco também foram utilizadas como suporte para luminárias além de outros elementos decorativos, como as pernas das mesas. Não há uma grande diversidade de elementos neste projeto, mas cada um deles foi pensado com muito cuidado.