- Área: 140 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Sergio Pirrone
-
Fabricantes: CHC, Italinnea, Solven
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada na colina Centinela, em Matanzas, buscando a vista para a aldeia de La Boca, onde o rio Rapel flui para o Oceano Pacífico. O projeto funciona como uma interação entre dois volumes interseccionados, o primeiro nível contém a cozinha, uma área de estar e uma área de jantar em forma de planta livre, além de um depósito. O projeto busca integrar os interiores aos amplos terraços a fim de criar uma sensação de maior amplitude. Estes terraços, um de acesso e outro como uma sala de estar adicional, são gerados através de um ato de subtração volumétrica e proporcionam uma boa exposição solar.
O segundo nível abriga os dormitórios e busca orientação norte. A intenção aqui é tornar este volume o mais compacto possível. A conexão com o primeiro andar é fornecida através de uma escada que se torna um elemento importante na elevação principal.
A estrutura é tratada como um modo predominante de expressão arquitetônica - os pilares em V suportam as cargas do nível superior.
O material dominante para a estrutura e também para o revestimento é a madeira de pinus local. Ela é implementada de maneira bastante simples, o que permite trabalhar com a mão de obra local, facilitando a construção e diminuindo os custos.