-
Arquitetos: S9 Architecture
- Área: 42000 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Patrick Donahue
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Empire Stores é parte integrante da transformação emblemática do Brooklyn, de uma área degradada com resquícios industriais para uma área proeminente no setor criativo. Este complexo de uso misto premiado reimagina um antigo armazém do século XIX na costa DUMBO, visualizando-o como um espaço de trabalho e fomentador de cultura. A conversão deste complexo de aproximadamente 42000 m² ajuda a sanar a demanda por escritórios na área do Triângulo Tecnológico do Brooklyn, além de também trazer comércio, espaços públicos, galerias e espaços de exposição para o entorno. A campanha pelo reuso de edifícios antigos ajuda a preservar a presença de edifícios monumentais na costa, ao mesmo tempo que melhora a acessibilidade entre o tecido urbano de DUMBO e os 34 hectares do Brooklyn Bridge Park.
O projeto de arquitetura transformou este antigo edifício, considerado uma barreira entre o bairro e o parque, em um portal público que reconecta as duas zonas. Uma passagem cravada na estrutura de alvenaria cria um caminho entre a Rua Water e a costa. Um pátio aberto de quatro pavimentos foi escavado no centro do edifício, servindo como um grande espaço de uso coletivo para os ocupantes do edifício, os membros da comunidade e os visitantes do parque. Cortinas de vidro delimitam o pátio, facilitando a leitura do que é contemporâneo e do que é original e também tornando mais visível a organização interna do edifício: lojas e uma praça de alimentação no térreo, galerias para o Brooklyn Historical Society no segundo pavimento e escritórios acima.
Ao transformar a cobertura em um terraço jardim coletivo e acessível a partir do pátio interno, o Brooklyn Bridge Park é estendido pelo edifício organicamente. Estes 650 m² oferecem vistas icônicas das pontes e da skyline de Manhattan, além de incrementar os programas do complexo com um restaurante e um beer garden.
O complexo apresenta mais de 35000 m² de espaços para escritórios, divididos em 5 pavimentos, incluindo um anexo de dois pavimentos na cobertura. Comércio e restaurantes ocupam 6500 m² desta área no piso térreo e o segundo pavimento tem 280 m² de galerias e espaços expositivos.