- Área: 135 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Patricia Hernandez
-
Fabricantes: Interceramic, Local Business, Marmoletti /, Ternium
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada na Sierra de Mazamitla, a 120 km da cidade de Guadalajara, em um terreno estreito e alongado, com um declive considerável, cuja particularidade é um pinheiro de meia-idade como elemento principal. O projeto nasceu do respeito pela árvore como parte articuladora da casa.
Uma residência linear introvertida de 6 metros de largura por 20 metros de comprimento que se fecha para a rua e seus vizinhos adjacentes, mas que se abre completamente para a paisagem por meio de um terraço em balanço. Aproveitando os elementos naturais do local, existem paredes de pedra que confinam o projeto e dão as boas-vidas desde a rua. A entrada principal é uma porta de madeira maciça de 2 metros de largura por 3 metros de altura que ocupa as mesmas dimensões espaciais do vácuo gerado pelo pinheiro enquadrando-o quando aberta.
O telhado é feito em duas águas evocando a geometria das casas tradicionais da região, gerando um vácuo e uma fragmentação para conter o pinheiro. A partir da divisão espacial gerada pela localização natural da árvore, a casa é dividida em duas áreas, uma em direção ao leste onde a sala principal com banheiro e vestiário está localizada separada do resto da casa, e outra em direção ao oeste onde estão localizadas as áreas públicas, duas salas e um volume contendo as áreas úmidas (lavanderia, lavabo e banheiro completo) que rompe com a linearidade contínua do projeto tanto dentro como fora.