- Área: 117 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Tatjana Plitt
-
Fabricantes: Caesarstone, EC Carpets, Quantum Timber Finishes, Radial Timbers, Silvertop Ash, Tongue n Groove
Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa residência está localizada em um pequeno local num contexto patrimonial em South Yarra, Melbourne. O requerimento era criar uma nova casa de dois pavimentos que não perturbasse os vizinhos, em uma pequena área com todas as comodidades necessárias para uma jovem família de quatro pessoas.
A fachada reinterpreta a janela única e a porta frontal de estilo vitoriano dos seus vizinhos. Essa ilusão de um sobrado escalonado se encaixa calmamente dentro do caráter da rua, apesar do piso elevado necessário para satisfazer os requisitos de sobreposição de inundação que oculta as áreas de estar abertas e ensolaradas na parte posterior, enfatizando as vistas para o jardim e o céu.
A experiência interna foi o ponto de partida do projeto. Um corredor de entrada mais escuro e longo leva a uma cozinha contrastante e cheia de luz - um volume generoso e acolhedor em altura dupla, central para a vida de uma família que adora cozinhar e se divertir. Com vista para o céu ao leste está um pequeno deck e um jardim com árvores estabelecidas criando um espaço onde a família e os amigos podem se reunir e se distanciar de seu contexto urbano.
No volume central elevado está a sala de estar que direciona a visão para baixo em direção à piscina, proporcionando total privacidade em relação aos blocos de apartamentos vizinhos. A área de estar de planta livre é dividida por dois pátios que definem os dormitórios e fornecem aspectos da paisagem em todos os pontos de vista. No pavimento superior, a zona das crianças foi projetada para parecer um cubículo - com telas de madeira em cada extremidade da área de recreação compartilhada para espionar os adultos abaixo.