- Área: 220 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Justin Alexander
-
Fabricantes: ALPOLIC, Astra Walker, Bega, Bluescope, Boral, DMK Forest Products, Duravit, FritsJurgens, Horiso, On-Site Supply + Design, Simple Studio, Skyrange, Stovax, Viabizzuno
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetada para um casal e seus dois filhos, essa residência em Central Tilba, Nova Gales do Sul, Austrália, está localizada em um cenário rural em uma grande propriedade familiar histórica, cercada por jardins nativos com vista para a Costa de Safira .
O requerimento era uma casa que desfrutasse de vistas, oferecesse proteção contra ventos e chuvas fortes, proporcionasse uma forte conexão com a natureza; e dada a sua extrema localização e afastamento, fosse resistente e com a menor manutenção possível.
O local selecionado tem vistas panorâmicas para o sudeste, então a combinação de materiais, concreto in situ na fachada sul e uma estrutura de aço galvanizado pré-fabricada no norte, foi escolhida para amortecer os elementos e participar das vistas da paisagem circundante.
A edificação está localizada de leste a oeste e tem uma fachada de concreto sólido ao sul que fornece proteção. Seu canal de concreto monolítico captura a água da chuva e funciona internamente como a espinha dorsal da circulação. Do lado de dentro, as colunas cuidadosamente colocadas enquadram as vistas da praia de Tilba e do município de Bermagui, que fica logo adiante.
Em contraste com a forma do concreto na fachada sul, uma série de arcadas de aço pré-fabricadas leves e vidros de altura total criam salas ao longo do comprimento da edificação que se abrem para o norte e para o jardim. Projetado para amortecer os elementos e em combinação com a edificação, o jardim cria uma conexão com a vista e um microclima que fornece proteção contra os ventos nordeste. Mesmo em dias muito ventosos, os ocupantes podem estar ao ar livre na sala de jantar e nas áreas da piscina.
A abordagem de projeto aponta para uma expressão clara de sua construção com detalhes altamente resolvidos que tomam forma em concreto, aço, vidro e madeira. Há uma economia de material e um processo de construção bem pensado que reduz o desperdício de material e tempo no local. Sem componentes desnecessários ou elementos decorativos de luxo, os materiais são expressos em forma e acabamento. O nível de refinamento alcançado e o programa de construção rentável são testemunhos da equipe de construção liderada pelo construtor Pat Waddell.
Myles Baldwin projetou os jardins para refletir a localização costeira. Um perímetro de árvores Melaleuca e Casuarina se mistura com os arbustos nativos, e os pinheiros da Ilha Norfolk marcam o gramado e são complementados por canteiros esculturais de Poa nativa, ervas exóticas Miscanthus, cactos e suculentas.
A piscina está localizada dentro do jardim e se conecta com uma pérgola e uma área para refeições ao ar livre. Um caminho pavimentado leva do pátio de entrada inferior para o jardim e para a casa situada um metro acima. Ao organizar a planta desta maneira, todas as paredes externas do jardim são apresentadas como elementos secundários e a natureza tem protagonismo.