- Área: 1000 m²
- Ano: 2017
-
Fabricantes: Cosentino, Hunter Douglas, Hansgrohe, Aluar, JOHNSON
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada em Manantiales, a dois quilômetros da praia em um bairro privado com vista para a lagoa branca. O terreno de 60 metros de frente e 90 de fundos é acessado pela parte mais baixa que sobe mais de 9 metros em todo seu desenvolvimento longitudinal em um declive aproximado de 10%.
Pensada como um casa de fim de semana, duas condições foram apresentadas como as mais determinantes: a primeira, conseguir um espaço externo que articulasse as atividades ao ar livre mas que mantivesse uma relação visual controlada com os vizinhos e que permitisse visões diretas da lagoa. A segunda, organizar o programa alcançando independência e privacidade entre os visitantes, além de possibilitar um uso mais eficiente dos recursos, integrando ou não espaços de acordo com o número de pessoas.
O projeto é implantado na parte alta do terreno (conseguindo uma abertura completa da casa às melhores vistas) sobre uma base que resolve a relação da obra com a vertente natural do terreno e organiza todos os acessos, adega, sala de jogos, sala de máquinas e depósitos.
Sobre essa base, a residência está organizada em pavilhões independentes conectados por uma galeria transversal. No extremo sul, o primeiro pavilhão organiza espaços públicos (sala de estar, jantar, cozinha, galeria e serviços), no extremo norte, o segundo, organiza espaços íntimos para visitantes (dormitórios), finalmente, no centro e um nível acima dos outros, o terceiro pavilhão organiza uma ampla suíte com academia para os proprietários da casa.
A piscina que adquire uma identidade comparável ao restante dos pavilhões e que tem vista para o térreo acaba por formar um grande espaço de relações externas, confinado tanto pelos pavilhões nas extremidades como pela galeria de conexão transversal possibilitando a ventilação natural, a desejada privacidade com relação aos vizinhos e uma abertura total para a paisagem.