Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado ao longo da Rota Cênica Norueguesa Andøya, no norte da Noruega. Uma característica do local é a formação rochosa de “Bukkekjerka” entre a estrada e o mar; um protegido monumento cultural Sami onde a natureza esculpiu um altar e um púlpito.Nos últimos 50-60 anos, este tem sido o local de um culto anual ao ar livre que atrai pessoas de todo o distrito.Na era pré-cristã, este era um lugar sagrado, onde o povo Sami fazia oferendas, com a caverna de sacrifício à beira-mar como testemunha.
Quando chegamos ao terreno pela primeira vez, ficamos impressionados com a beleza do lugar e sua diversidade; uma paisagem dramática onde o bravo Mar do Norte encontra a costa e as montanhas mais íngremes. Contos Sami e monumentos ligados a diferentes partes da terra,remanescentes da antiga comunidade pesqueira Børvågen, os antigos faróis ao leste, solos consagrados e formações geológicas únicas ao sul – tudo em torno da formação rochosa "Bukkekjerka" – ou "Bohkegeargi" em Sami.
Nós queríamos destacar esses diferentes locais, introduzindo vários elementos dispersos no terreno. O projeto, portanto, consiste em diferentes elementos espalhados pela paisagem: estacionamento e instalações de serviço ao norte, uma fogueira à beira-mar, um banco na montanha voltado para o sol da meia-noite, áreas para piquenique, trilhas e um passarela para pedestres que indica o caminho para os faróis. Mais ao sul há também uma área de descanso no solo consagrado, planejada para ser usada no culto anual ao ar livre, assim como em casamentos e outros eventos.
A introdução dos diversos elementos na paisagem ajuda a revelar as qualidades inerentes do local. Nossa esperança é que esses elementos sejam descobertos e experimentados gradualmente, incentivando uma maior exploração e experiência do lugar. Esses elementos são adaptados ao terreno existente, e não o contrário. Nosso objetivo era intervir com cuidado, mas ao mesmo tempo com uma ousadia que ecoa a paisagem circundante.
A principal expressão arquitetônica consiste em lajes de concreto dobradas, inspiradas nos picos das montanhas da região. Variações da mesma materialidade surgem de diferentes funções e no encontro com diferentes situações da paisagem. Nossa intenção era que o projeto aparecesse mais como elementos paisagísticos e esculturais, e não tanto como uma edificação.
O edifício de serviço com banheiros apresenta vidros espelhados para que o visitante possa apreciar, de dentro, a vista sobre o mar aberto e a cadeia de montanha ao norte. Do lado de fora, as janelas de vidro refletem a magnífica paisagem. O edifício, por outro lado, foi feito em aço polido resistente a ácidos, que reflete os arredores. O banheiro norueguês vernacular foi parte da inspiração. Ao mesmo tempo, somos fascinados pelo espelhamento como um fenômeno, que faz o edifício se fundir com o ambiente, ao mesmo tempo em que oferece experiências novas e mutáveis.
Estamos muito felizes agora que vemos todo o projeto finalizado, e que os diferentes elementos se consolidaram como planejados e projetados. Não foi fácil. O local era remoto e as condições meteorológicas, por vezes, foram extremamente severas. Um esforço formidável foi feito por todas as partes envolvidas e é emocionante ver como o projeto foi recebido, especialmente pela comunidade local. Andøya é um lugar único e distinto. Nossa esperança é que as instalações sejam usadas repetidamente, pelos visitantes e, claro, pelos moradores locais.