- Área: 130 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Manuel Sá
-
Fabricantes: Herman Miller, A Grottha Decorações, Beaulieu, Deca, Eliane, Franke, Personal Mármores e Granitos, Remaster
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto corporativo foi concebido para uma empresa do ramo de administração de empreendimentos, localizada na Grande São Paulo. Para seu partido arquitetônico, foram considerados dois aspectos de relação espacial: a dinâmica interna da empresa através da distribuição de layout no local, e a relação visual com o lado externo, através da valorização da vista da cidade e a serra do Itapeti como pano de fundo à arquitetura proposta.
A organização espacial partiu da distribuição dos espaços de permanência - áreas de trabalho, juntos às janelas. Essa decisão demarcou o principal fluxo do escritório, em forma de U, e resultou na criação de um núcleo, que foi ocupado pela copa. Atuando como coração do lugar, a copa tornou-se elemento de integração social entre funcionários e clientes, e por isso foi destacada através do rebaixamento do teto e revestimento em madeira.
O detalhamento do núcleo também solucionou a necessidade por espaços para armazenamento de documentos. Assim, a partir da combinação de fluxos e formas foi possível encaixar funcionalidade ao lugar. Essa combinação também permitiu que as salas dos gestores ficassem isoladas das demais, preservando a demarcação de hierarquia e privacidade necessárias. Ripas de madeira mantêm a linguagem do uso de materiais e representam a demarcação das salas, sem fechá-las, trazendo permeabilidade para entrada de luz natural e amplitude ao escritório.
A sala de atendimento logo na entrada, sem divisórias e com vista, torna a recepção um ambiente acolhedor e iluminado para quem chega. Os nichos de divisória entre a recepção e a copa permitem a exposição de objetos que representam a história da empresa e servem de apoio à sala de espera. O caminho estético adotado para o projeto foi seguir um estilo mais conservador para atender ao perfil da empresa. O uso das cores amarelo e azul vem do manual de marca para trazer identidade do cliente ao lugar. Tons neutros foram mesclados com madeira para a criação de uma atmosfera de sobriedade, mas ao mesmo tempo aconchegante.