-
Arquitetos: KRIS YAO | ARTECH
- Área: 38332 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Shawn Liu Studio, KyleYu, Jeffrey Cheng, Commonwealth Publishing Group
Descrição enviada pela equipe de projeto. A edificação é composta por três formas fluidas distintas, cada uma representando as três pinceladas chinesas de caligrafia: a tinta espessa, a meia-seca e a mancha. A Ala Sul do Museu do Palácio se apresentará como uma forma escultural ousada e será rodeada pelos campos de arroz e canaviais.
As três formas também contêm funções diferentes: devido às diferenças na sensibilidade em relação à luz natural dos artefatos expostos, a forma mais sólida abriga o departamento de curadoria e salas de exposição; o volume “vazio” de vidro e aço abrange o hall, o café, a biblioteca e os escritórios de administração do museu; já o terceiro flui através de formas sólidas e vazias que se interceptam, conectando vários espaços por meio de uma circulação contínua.
Os visitantes chegam ao portão do local do museu para visitar o prédio principal do outro lado do lago. Após atravessar uma ponte pedonal curva, que é parte integrante do projeto da arquitetura, o visitante passa pelo o volume de vidro e chega a um tranquilo pátio de bambu antes de adentrar ao prédio.
No grande hall, a grande pele de vidro enquadra as vistas do lago. Uma grande escadaria ergue-se suavemente e conduz os visitantes até a sala de orientação, onde o volume de vidro atinge a forma sólida enquanto as exposições acontecem.
O exterior da forma sólida é composto por mais de 36.000 peças em forma de “discos” de alumínio fundido conectadas às superfícies curvas, representando antigos dragões de bronze e padrões de nuvens usando um design moderno e digitalizado. À medida que o sol se move, o reflexo dos discos revela um dragão "em movimento" nas nuvens desta fachada com um design único.