- Área: 250 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Alessandra Chemollo
-
Fabricantes: Listone Giordano, Mutina, Santafiora, TECU®, Viabizzuno
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada em uma encosta, caracterizada pela presença de numerosas oliveiras seculares e uma vista magnífica para o sul, na direção da cidade de Perugia. O edifício está organizado em dois níveis: o pavimento superior, dedicado às atividades cotidianas, enquanto o andar inferior contém os quartos e todas as áreas de serviço.
Os dois andares da casa resolvem a diferença de nível existente entre a via de acesso particular e o grande gramado, a única área horizontal da propriedade. De cima, a casa parece um volume baixo e, portanto, estabelece uma melhor relação com a pequena escala do local, caracterizado pela presença de um pequeno edifício agrícola existente, considerado um elemento de grande importância também neste projeto.
Abaixo, no entanto, a casa apresenta um espaço de pé-direito duplo aberto para o grande gramado e a piscina, localizada no extremo sul da propriedade.A pequena entrada da casa é definida pelo longo telhado inclinado de cobre, rebaixado nas proximidades da via de acesso de pedestres, entre duas oliveiras existentes e sem alterar a escala do local.
A casa, completamente revestida em arenito local, é em grande parte fechada ao norte, protegida do vento, e se abre para o sul com grandes janelas, estabelecendo uma relação com a paisagem próxima e distante. O grande espaço, como uma moldura profunda, seleciona uma parte específica dessa paisagem singular, inalterada no tempo. Essa imagem, que destaca o perfil da cidade histórica, em um equilíbrio mágico entre o ambiente construído e o campo, representa uma cena estática, mas sempre em transformação da vida cotidiana.