- Área: 150 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Ricardo Bassetti
-
Fabricantes: AED Mármores, Companhia da Iluminação, Dalle Piagge, Deca, Eliane, Lumini, Tramontina, Vitro®
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse apartamento faz parte das inúmeras coberturas esquecidas dos prédios dos anos 50 em São Paulo. Ele absorve as plantas dos dois apartamentos por andar tipo desse pequeno edifício na Santa Cecília, cada um com aproximadamente 60 metros quadrados, e organiza, de forma curiosa, o espaço à época que foi feito.
Após 20 anos fechado, os proprietários compraram o apartamento e juntamente com isso, compraram também a briga de uma obra grande e bastante estrutural, que precisaria de muito planejamento e paciência, já que todas as instalações hidráulicas do edifício passavam por dentro das paredes (não havia registro dessa tubulação e portanto foi necessário caçá-la) e precisavam ser atualizadas e movimentadas para permitir que os espaços conversassem, conforme a principal solicitação dos clientes.
Além dessa fluidez absolutamente importante no projeto, alguns materiais originais foram mantidos como o granilite da escada e o piso de taco de peroba rosa, ambos restaurados, mas outros foram refeitos, como os caixilhos em ferro com pintura eletrostática e o piso em ladrilho hidráulico terracota que remete, de forma abstrata, as formas originais encontradas ali. A marcenaria e marmoraria entram apenas como coadjuvante em branco diamante, granito cinza andorinha levigado, e para pontuar, em Carvalho americano, o que na verdade são as preciosidades originais do apartamento.
Uma curiosidade resultado da demolição foi deixado exposto e apenas pintado de branco. As paredes que dão para o exterior são na verdade duplas, e ao longo do processo se descobriu que foram feitas assim para facilitar a concretagem das lajes. Os pilares oriundos da demolição foram tratados mas mantiveram o aspecto rústico para evidenciar o que antes eram paredes e agora são espaços completamente distintos.
O resultado é um espaço limpo, de linhas simples e organização clara; sem hierarquia de espaços e que traz claridade por todos os cantos fortalecendo ainda mais as características originais do edifício.