-
Arquitetos: fjmt
- Área: 24500 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Trevor Mein, John Gollings, Glenn Hester, Nicole England, Andrew Chung
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Anodised, Battens, Borcor and L&L, Expoconti, Fairview Architectural, HESS TIMBER, Heritage Glass, Higgins Coatings, Kingspan Insulated Panels, Kingzip, Lylex, Reckli, Shaw, Sto, Sto Limited, lightmoves
Bunjil Place é um edifício multiuso. Uma biblioteca e um teatro ao mesmo tempo. É um espaço de encontro, uma galeria de arte e um centro expositivo. Seu projeto foi concebido como um espaço flexível e experimental para acolher os mais distintos eventos, palestras e debates, funcionando ainda como um centro de prestação de serviços, de trabalho e colaboração. Em meio a isso tudo, encontra-se um amplo foyer, uma praça pública de formas fluidas que serve para unificar este complexo conjunto de atividades.
Devido ao rápido desenvolvimento urbano da região, muitas das cidades residenciais semi-rurais no corredor de crescimento sudeste da região metropolitana de Melbourne operaram uma completa perda de identidade ao longo das últimas décadas. Os arquitetos procuraram então criar um espaço autêntico, um “lugar” que pudesse se representar a nova identidade cultual de Narre Warren e da Cidade de Casey.
O projeto pretende resgatar a memória do lugar e sua diversidade característica de modo a preservar as histórias que moldaram esta comunidade em contínuo crescimento e transformação. Os arquitetos buscaram inspiração na obra de arte da artista local Cathy Adams intitulada “O Encontro de Muitos Caminhos” e também na mitologia aborígene australiana; conceitos centrais para a cultura do povo Boon Wurrung, originário destas terras.
O projeto do Bunjil Place reflete os valores fundamentais dentro de uma comunidade, "uma cidade agradável para se viver, trabalhar e criar uma família”. O recinto público central promove o uso democrático do espaço por todos os membros da comunidade, fazendo referência a história e a diversidade cultural da área. A ampla acessibilidade do edifício e sua rede de espaços públicos interconectados incentivam o uso e a apropriação, além de promover encontros informais e eventos coletivos em várias escalas.
O sucesso deste projeto é resultado de um trabalho colaborativo de longo prazo entre o cliente, os principais consultores e todas as disciplinas envolvidas dentro do escritório do fjmt. O envolvimento da comunidade local também foi fundamental neste processo. Antes, as pessoas tinham de viajar ou percorrer longas distancias para ter acesso a qualquer atividade cultural e de entretenimento. Agora, tudo isso está bem próximo de casa, minimizando os deslocamentos e aproximando ainda mais a comunidade de Narre Warren.