-
Arquitetos: puerstl langmaier architekten
- Área: 413 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:pierer.net
-
Fabricantes: Etex Colombia, Gaulhofer Fenster, Knauf, Mayer Mellnhof, Türgriffe
Descrição enviada pela equipe de projeto. O recém construído Centro de Juventude ECHO, projetado pelos arquitetos do puerstl langmaier architekten, substitui o antigo e cria um espaço de refúgio com uma variedade de oportunidades para os jovens. Cercado pela natureza, este edifício em madeira oferece um local seguro, onde as pessoas podem trabalhar, terem oportunidades de troca de experiências, encontros, aprender novas habilidades e estudar. Aqui, os jovens encontram inspiração, apoio e podem usufruir de oportunidades recreativas para adquirir experiência.
Este Centro está localizado em Leuzenhofgasse, próximo ao Fröbelpark em Graz-Lend. Implantado em meio a floresta, um oásis verde no meio da cidade, que para muitos é uma área desconhecida, o Centro da Juventude está cercado por mata, uma área para cachorros e pelo moinho. Em 2007 o ECHO substituiu o centro de juventude INSEL, e desde então é operado pela associação JUKUS. Os trabalhos do Centro estão direcionados para jovens de 12 a 19 anos, e a média dos visitantes é de 16,3 anos.
Para o projeto do novo Centro de Juventude ECHO, a cidade de Graz organizou um concurso, no qual os requisitos principais eram, a permeabilidade visual das áreas internas e externas e respeitar o orçamento de 550 mil euros. Apesar de haver um edifício pré-existente, um antigo viveiro que não estava em condições de reabilitação, os arquitetos propuseram uma construção em madeira que sugere aberturas, elementos vazados e fachadas de vidro na parte sul da construção, ao mesmo tempo que propõe uma relação imediata com a mata em seu entorno, e a distribuição do programa de forma segura e protegida.
Tendo em vista estes aspectos, os arquitetos Bernd Pürstl e Herwig Langmaier também enfatizaram a orientação do projeto. A estrutura principal está assentada com orientação longitudinal no limite norte do aterro, criando uma área externa generosa no sul. O terreno sobe consideravelmente na parcela oeste, e é coberto de um denso tecido vegetal. Em relação ao projeto macro da área, deve ser mantida uma distância de 10 metros do Mühlgangverlauf, onde acontece a área para cães. Essas questões resultaram na implantação do projeto.
O programa foi claramente definido e organizado, de forma que há áreas que se relacionam mutualmente. O foco maior é a visão das áreas internas e externas através da sala principal. O acesso é provido a partir de uma entrada coberta que conecta o workshop e a área principal. A estrutura do edifício resulta na formação de um pátio com o edifício principal, a passagem e a área de workshop. Algumas salas secundárias foram colocadas no lado do Mühlgangseite e na parcela norte, incluindo uma grande sala de grupo, com vistas para o exterior.
Com o objetivo de incluir aspectos culturais, uma área protegida foi criada e agora funciona abertamente. O lounge foi organizado com espaços entre espaços de estar e os banheiros, e também entre as áreas criativas e as áreas de manutenção. A cobertura foi elevado na área de vivência central, onde ficam o café e outras salas administrativas.
O Centro da Juventude ECHO é uma construção em madeira que emprega painéis BSP e vigas de madeira laminada colada, com pilares metálicos apoiados em lajes de concreto armado. O edifício foi isolado termicamente com cofragem de lariço serrada e uma junta aberta. A cobertura tem telhas Eternit pretas. Ao invés de usar as janelas planejadas no projeto, optou-se por janelas de plástico com elementos de alumínio, com qualidade e padronização industrial. Uma bomba de calor somada ao aquecimento do piso formam o sistema de calefação que garante a climatização dos ambientes internos. Os usuários do Centro foram incluídos no processo de projeto de interiores, a partir de uma cooperação com o Caritas-Tagwerk.