-
Arquitetos: Peninsula Arquitetura
- Área: 80 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Pedro Vannucchi
-
Fabricantes: CIA DO AÇO, Casa Franceza, MD MARCENARIA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um apartamento escuro e pouco ventilado, procuramos transformar o programa existente de 3 dormitórios(1suíte), cozinha, área de serviço e dependência de empregada em um grande salão aberto que contivesse todas as funções sociais reunidas, acrescidas de duas suítes compactas e funcionais.
Todas as paredes foram removidas com exceção da cozinha para o dormitório existente. O armário da suíte principal tem sua função original voltada para o dormitório, e seu verso, compõe um grande painel em madeira natural, que procura contrapor o aspecto mais sóbrio e frio do piso e da laje em concreto aparente.
Durante a obra algumas potencialidades escondidas no apartamento vieram à tona, como por exemplo a laje de concreto a qual se conservava em ótimo estado, ainda com a paginação das formas. Outro elemento interessante, uma parede curva da escada de serviço, teve seu reboco removido e contrapõe os ângulos retos e geometria angular geralmente desejada.
A opção pelo piso monolítico em granilite de tonalidade clara, somada à boa condição de iluminação natural resultante das demolições, torna a área social ainda mais integrada e busca, pela sua materialidade, uma linguagem mais contemporânea. Por fim, a ventilação cruzada resultante, permite e potencializa a relação entre os usos simultâneos de cozinha e área social (estar/jantar) sem a necessidade de divisões.