-
Arquitetos: AM30 Taller de Arquitectura, Stephane Arriola; AM30 Taller de Arquitectura, Stephane Arriola
- Área: 385 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Lorena Darquea Schettini
-
Fabricantes: Alpha Black, Evans, Napresa, Silicium Smart
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno encontra-se na periferia da cidade, em uma área densamente arborizada e conta com uma leve inclinação com vistas para as montanhas circundantes. A arquitetura da região está profundamente enraizada nos métodos construtivos tradicionais e os materiais da região influenciaram na forma como os espaços foram construídos. A residência EC aproveita esses traços culturais e os adapta às necessidades da família.
O objetivo principal era que a casa afetasse o mínimo necessário do terreno, permitindo ao mesmo tempo estar em constante relação com a paisagem imediata. Decidimos nos adaptar aos elementos naturais do terreno, dividindo o programa em diferentes volumes, localizando-os ao redor dos pinheiros existentes. Os três volumes que envolvem o núcleo de circulação constituem a casa principal. O volume destinado às visitas está composto por duas formas de delimitam um pátio central, funcionando como praça de circulação, além de vincular a parte frontal e posterior do terreno.
O térreo se adapta ao terreno criando diferentes níveis e os pátios interiores iluminam os espaços criando atmosferas com características únicas. Por meio das principais áreas sociais do térreo, um eixo visual foi respeitado para facilitar a comunicação entre os espaços.
Os pisos de madeira sólida criam uma superfície contínua que estende os espaços interiores até os decks, reforçando a interação com os espaços exteriores. Foram desenhadas peças de cofragem metálicas para acelerar o processo de construção dos muros de pedra que formam os muros externos. Nosso objetivo era criar a união do atemporal com o moderno, o local com o universal, a periferia com a cidade, em uma casa de finais de semana em meio ao bosque.