- Área: 415 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Gonzalo Viramonte
-
Fabricantes: Hafele, InterAlumina, Sbacco, Tangente Group + Electroalem
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência em La Cuesta é um exemplar de arquitetura assentada sobre um terreno em desnível localizado em La Calera, Província de Córdoba. Construída a partir de um sistema tradicional, a casa oferece espaços de privacidade e tranquilidade, assim como espaços de encontro e reunião. O objetivo do projeto foi encontrar o equilíbrio entre esta dualidade.
A entrada à casa se dá através de um hall a meio nível onde, no pavimento superior, encontra-se a área privada distribuída em três dormitórios, o principal, que tem a cidade como plano de fundo separado dele através de uma sequência de janelas ao longo de todo o espaço, com seu banheiro em suíte e seu closet; do outro lado do corredor estão os outros dormitórios que se voltam para a frente da casa, coincidindo com o nível de passagem de pedestres do lado externo.
Através de um filtro vertical gerado por um revestimento metálico, se conforma a fachada da residência, austera e simples, marcando ritmo, homogeneidade e, principalmente, permeabilidade. No térreo encontra-se a área a social, os espaços estão dispostos de forma que a conexão com o exterior e as visuais estejam sempre presentes, onde a transição é sutil e a fluidez é visualmente perceptível. Neste pavimento, os espaços vão mudando sua condição de privacidade paulatinamente, começando em um pátio inglês íntimo, atravessando as áreas sociais e galeria, chegando a um perfil urbano com limite distante.
Separado do estar e da cozinha por uma pele envidraçada, aparece o pátio inglês com um aconchegante espaço de fogo que funciona como área de contenção, onde se cria uma atmosfera de intimidade e serenidade. Seus limites se conformam por visuais para o interior da residência e duas grandes paredes escalonadas revestidas com materiais diferentes. Para alcançar uma atmosfera de aconchego, o piso foi revestido em madeira (guayubira) que, em conjunto com a vegetação, acentua e busca resgatar a conexão com a natureza.
Os espaços que sucedem o pátio são a sala de jantar, sala de estar e a cozinha, a qual, na busca pela transcendência do habitar cotidiano, prolonga sua mesa em um bar suspenso de mármore black cosmic com capacidade para 8 pessoas. Finamente, como conexão com a paisagem distante e com o uso puramente social, se encontra a galera externa equipada com churrasqueira, mesa para refeições e uma área de estar ao ar livre vinculada com o solário e a piscina, a qual pode ser acessada sem a necessidade de entrar na casa. Por meio de uma transição gradual de espaços, as entradas diferenciadas e os filtros permeáveis, a residência consegue fazer com que os espaços de intimidade e os de reunião convivam em completa harmonia.