- Área: 292 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:César Béjar
-
Fabricantes: Cementos Moctezuma, MOOMA Mosaicos, SAYER, TEJAVAL, URREA
Descrição enviada pela equipe de projeto. No centro de Guadalajara, a poucas quadras de um dos locais mais representativos e mais bonitos da cidade, o Templo do Expiatório, está localizada a Casa DF, com uso dividido e uma beleza arquitetônica simples, escondida pelo passar dos anos.
A conjunção de elementos é uma característica que marca o projeto: um pátio central e um pátio posterior, que demarcam o caminho para os espaços com ventilação cruzada e iluminação natural; a implantação geográfica (inserida em um contexto de bairro) que dita a necessidade de entrada de luz de forma zenital, o que cria a necessidade de abrir as lajes, dando ao projeto uma iluminação constante durante o dia e uma ventilação que gera espaços habitáveis a qualquer hora.
Seu programa responde às necessidades específicas de uma família, o que fez com que fosse necessário romper com as distribuições repetitivas na arquitetura existente e gerar uma entrada/escritório que vincula o espaço interno a um corredor que conduz ao primeiro pátio. Neste encontra-se a fonte original do terreno e um piso de tijolos que convida a seguir conhecendo a casa. Os espaços internos são amplos, com pé-direito considerável e pisos de mosaico. Detalhes de madeira demarcam e embelezam a cozinha, que brinca com a imperfeição na colocação dos azulejos de talavera e com a iluminação indireta, gerando espaços únicos e buscando sempre respeitar a arquitetura presente no contexto.
O segundo pátio transforma-se em uma extensão da cozinha e um distribuidor para o segundo pavimento. Neste ponto gera-se um espaço íntimo, perfeito para o estudo. A cobertura se conecta com um excelente terraço, fazendo uso da iluminação indireta.
A cor base do projeto é branco. Este serve para dramatizar os elementos de tijolo e revestimentos cerâmicos, buscando dar valor ao trabalho artesanal. Para coroar a fachada há um tapete de tijolos que cobre a entrada principal em arco, elemento repetido em diversos espaços da casa. A Casa DF se define pela iluminação natural e o uso de acabamentos locais.