- Área: 410 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Denilson Machado - MCA estudio
-
Fabricantes: Casual, Deca, Docol, Excelente esquadrias, Galeria Eduardo Fernandes, Genesis Ecossistemas, Pedra Grande, Terra Conttemporânea, Unique Revestimentos, Vertz Iluminações
Descrição enviada pela equipe de projeto. Idealizada em cores neutras e materiais como madeira e pedra, por exemplo, a casa mantém uma essência simples e elegante ao mesmo tempo. Buscamos inspirações na arquitetura contemporânea para criar ambientes integrados e valorizar a utilização de materiais e revestimentos naturais. “A ideia era traduzir a vida cosmopolita, ambientes integrados e ideais para receber. Além disso, decidimos acrescentar uma atmosfera moderna e que valorizasse a natureza”- Otto Felix.
A intenção principal no projeto foi incorporar o espaço externo aos ambientes sociais da casa, trazendo a natureza para as áreas de convívio. Para possibilitarmos essa integração entre os espaços sem perder a privacidade nas áreas mais íntimas da casa, as principais divisões entre ambientes foram feitas através de portas camarão de madeira ripadas. Assim temos a opção de integrar ou não esses espaços, de acordo com as necessidades do cliente.
O grande protagonista do projeto é o volume que corresponde às áreas sociais da casa e conta com espaço Gourmet, Living e Sala de Jantar. O ambiente é cercado por panos de vidro que se abrem completamente, liberando a passagem de luz e ventilação natural, criando uma atmosfera fluída e contemporânea. A residência ainda conta com uma cozinha, sala de jantar, sala de TV, suíte master, suíte de visitas e área de serviço, distribuídas em um bloco privativo em “L”, que se abre para o exterior através das portas camarão de madeira.
Outro destaque é o projeto paisagístico, que conta com uma piscina biológica contornando a área gourmet. Esta piscina natural foi o ponto de partida para a composição do restante do jardim, com ar tropical e leve o paisagismo valoriza a arquitetura em que está inserido. A estrutura da casa parece flutuar sobre a piscina, criando a sensação de que os elementos paisagísticos já estivessem no terreno antes da execução da obra. Além disso, o tratamento biológico não utiliza produtos químicos, possibilitando que os moradores nadem com as carpas e contemplem a natureza.
Para a construção, o arquiteto optou pela solução Light Steel Frame (LSF), um sistema que não utiliza tijolos e concreto, estes são substituídos por uma estrutura de aço galvanizado revestido com placas prontas para receber pintura ou revestimentos. Essa escolha fez com que a obra fosse limpa e gerasse muito menos entulho do que as obras tradicionais. A opção por materiais e revestimentos naturais, de tons quentes, como pedra e madeira, proporcionam também um melhor conforto térmico e uma sensação de aconchego muito maior. A iluminação que prevalece diurnamente é a natural e, durante a noite, ela foi pensada de modo a destacar detalhes da arquitetura e paisagismo, criando uma atmosfera acolhedora e receptiva.