- Área: 20 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Jan Bitter
-
Fabricantes: Axis, Axis Lighting, Kvadrat Soft Cells, Pollmeier, iGuzzini
Descrição enviada pela equipe de projeto. A instalação de Sauerbruch Hutton na 16ª Exposição Internacional de Arquitetura - Bienal de Veneza, FREESPACE, com curadoria de Yvonne Farrell e Shelley McNamara, é um pequeno espaço cercado por uma estrutura de madeira colocada entre a estrutura monumental da Corderie. Enquanto sua parte inferior é opaca, sua parte superior, onde um padrão de trama colorida contraria a geometria estrita da moldura, irradia um brilho sedutor. No interior, o tratamento da cor parece explodir os limites físicos e grandes fotografias em preto e branco abaixo parecem similarmente expandir o espaço. A instalação condensa os temas arquitetônicos do M10 Museum District de Sauerbruch Hutton em Veneza Mestre.
Adicionando intervenções contemporâneas ao palimpsesto do centro de Mestre, o M9 oferece um novo tipo de domínio público com curadoria que inspira sinergias entre atividades culturais, sociais e comerciais. Definidos principalmente pela composição volumétrica, os espaços de M9 são informados através de sua presença material e cromática, envolvendo ativamente o visitante em uma brincadeira entre a percepção visual e a realidade háptica.
Para M9, o espaço livre (FREESPACE) é uma zona liminar entre as esferas pública e privada que se oferece para ocupação. A arquitetura da Sauerbruch Hutton oferece comodidades e atmosferas específicas. Libertando-se na intenção, ainda assim nunca trai o ato de construção fundamentalmente limitante. Assim, o oxímoro do espaço livre captura uma condição essencial de sua prática arquitetônica.