- Área: 115 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Hélène Binet, Chance de Silva
-
Fabricantes: Bronzewood Metalworking, Chase Joinery + TBA Contractors, Crovin Metal Works Limite, GGBS concrete, Idorra Limited
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Vex é uma colaboração entre a arquitetura e a música. É uma casa de concreto construída in loco, que surgiu do trabalho conjunto entre o músico Robin Rimbaud, conhecido como Scanner e os arquitetos do escritório Chance de Silva.
Tanto a música como a arquitetura partem do Vexations de Erik Satie, uma música em looping repetitivo tocada no piano que dura aproximadamente 18 horas em uma performance contínua.
Dentro do nosso conhecimento, esta é a primeira colaboração desse tipo desde o Pavilhão Philips de Le Corbusier, Xenkis e Varèse em 1958. Neste caso, o processo foi uma colaboração integrada do projeto de arquitetura e música em simbiose, feitos em paralelo, ao invés da adição posterior do som como uma instalação em um edifício existente.
Construir uma estrutura em concreto que muda continuamente, requer um trabalho manual cuidadoso.
Internamente os tetos em concreto aparente, alguns elementos nas paredes e uma coluna elíptica, criam um ambiente protegido e aconchegante. Apesar da ambiência interna lembrar uma caverna, paradoxalmente, o edifício parece ser uma estrutura leve, com as aberturas colocadas segundo as marcações da música de Satie e da iluminação natural.
Sempre que um piso é recuado, cria-se uma abertura zenital, ao mesmo tempo que sempre que um piso se sobrepõe a outro, usa-se um sofito reflexivo de aço galvanizado.
O edifício é uma intervenção ousada em uma área conservadora de Londres, com predominância de casas Victorianas. Ele avança a linha de fachadas das casas vizinhas, para obter melhores vistas da rua e da igreja e capturar mais luz solar.
O edifício têm vidros triplos e um bom isolamento, além de boa massa térmica, devido ao concreto, o que resulta em um ambiente interno controlado por um sistema eficiente de gás, boiler e aquecimento do piso.
O som foi incorporado por um sistema Sonos, e pode ser controlado por um aparelho celular.