- Área: 414 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Shin kyungsub, Studio Texture on Texture
-
Fabricantes: Chaeum Furniture, Daeseung System Window, Eagon Maru, Sangsan Ceramic, thyssenkrupp
Desenvolvimento e Transformações
Daejo-dong era um bairro típico de casas multifamiliares que teve seu ápice entre as décadas de 1980 e 1990. Hoje em dia, porém, empreendimentos de uso misto com pequenas lojas começaram a aparecer em seu perímetro, o que muda gradualmente o bairro, e deixa clara a onda de desenvolvimento, alta densidade e velocidade com que as mudanças estão acontecendo.
Espaço Limitado e Programa Complexo
O projeto do edifício da Empresa de Publicações KL tinha um programa complexo e nós conseguimos encaixar tudo em seis pavimentos. Dividimos o edifício em duas seções: uma seção da empresa da editora e outra com habitações. Como boa parte da equipe editorial trabalha em mesas durante bastante tempo, nós projetamos escritórios mais confortáveis e relaxantes que os usuais. Foi um desafio alinhar todos as demandas como calefação no piso dos escritórios, uma pequena cozinha e sala de refeições, salas mais privativas para os escritores, além de espaços multi-uso que podem abrigar reuniões ou eventos.
O quarto pavimento do edifício foi projetado para uma senhora. Ela não estava disposta a se separar do quintal de sua antiga casa, então nós colocamos a varanda larga o suficiente para jardinagem. Também maximizamos espaços de armazenamento para complementar o espaço reduzido.
O quinto pavimento é dedicado ao cliente, um homem solteiro que buscava um lugar para relaxar e descansar. Como a área do quinto pavimento é restrita por causa da legislação construtiva, nós tivemos que distribuir e organizar o espaço de forma eficiente. Minimizamos o espaço da sala de estar e do quarto, de forma que ele esteja livre a maior parte do dia.
Foi importante marcar os fluxos, já que o edifício abriga tanto um escritório, quanto habitações. A senhora acessa sua casa a partir de um elevador exclusivo, e consequentemente os funcionários da editora acessam o escritório por outro lugar. O espaço multi-uso, que fica no subsolo, tem uma entrada independente, já que pretende-se que seja usado em eventos da empresa. Dessa forma, o escritório, as casas e o espaço de eventos podem garantir seus acessos e seus fluxos.
Paisagem Urbana
O chanfro no volume, obtido a partir da busca por melhor insolação, afeta substancialmente a paisagem, principalmente em um lugar com alta densidade. Depois de uma série de discussões, decidimos revelar essa inclinação como parte característica do edifício. Toda a fachada tem acabamento com o mesmo material, tijolos marrons, que dão unidade e simplicidade para a forma. De noite, as janelas da escada brilham e dão vida ao bairro.