Pelo menos é isso que os arquitetos e demais responsáveis pelo projeto defendem. O escritório de arquitetura holandês, Mecanoo, acaba de apresentar um conjunto de projetos para um grande empreendimento na cidade de Utrecht. A ideia geral busca inspiração nas chamadas “zonas azuis” - áreas urbanas onde há uma alta tendência de seus moradores terem uma vida longa e saudável. Atualmente, existem apenas cinco zonas azuis reconhecidas no mundo: Sardenha, Nicoya, Loma Linda, Okinawa e Ikaria.
Depois de uma extensa pesquisa sobre as zonas azuis existentes, foram identificadas nove características comuns, as quais os arquitetos da Mecanoo adaptaram em quatro conceitos urbanísticos que definem o projeto do Distrito Azul de Utrecht: comunidade, mobilidade, alimentação saudável e sociabilidade.
O masterplan proposto procura transformar o antigo pátio de manobras das ferrovias holandesas em um novo e dinâmico bairro residencial no centro da cidade. O projeto inclui ainda a construção de 2.600 novas residências, um parque, uma escola, um supermercado e edifícios de uso misto.
O conceito de “zona azul” será aplicado principalmente no projeto de transformação do antigo edifício CAB, localizado no extremo noroeste do terreno e ao lado da estação de trem Utrecht-Zuilen. Esta estrutura abrigará uma grande praça de alimentação, criando uma rua interna onde será possível encontrar as mais diversas opções de alimentação saudável além de conectar o novo bairro ao centro de Utrecht.
Sobre este antigo edifício, será implantada uma nova torre residencial de nove pavimentos, criando um novo marco urbano para a cidade uma vez que será um dos edifícios mais altos de Utrecht. Suas linhas sinuosas procuram contrastar com a estrutura retilínea do edifício existente e buscam definir uma nova linguagem arquitetônica para o bairro que está sendo criado.
Ciclovias e calçadas serão amplamente utilizadas nas áreas centrais do novo empreendimento e todas as comodidades urbanas necessárias estarão muito próximas de seus moradores. O bairro foi concebido segundo princípios sustentáveis, tanto em termos de tecnologia quanto na economia de recursos.
O Distrito Azul de "Cartesiusdriehoek", como será chamado, oferecerá uma ampla variedade de tipologias habitacionais. Um quarto das unidades construídas serão destinadas à habitação social em forma de aluguel. As obras devem ser iniciadas já em 2020.
Arquitetos
Localização
Cartesiusweg, Utrecht, HolandaArquitetos responsáveis
Área
133000.0 m2Ano do projeto
2018
Via Mecanoo.