Descrição enviada pela equipe de projeto. SACROMONTE CRAFTED WINES – LANDSCAPE HOTEL
Sacromonte é um convite para o encontro com a natureza remota e o mundo dos vinhos finos, onde a sofisticação e o vernacular coexistem em uma nova experiência.
As terras de Sacromonte, com seus mais de 100 hectares, localizam-se em um ambiente privilegiado: as serras selvagens do leste do Uruguai. Equidistante de Punta del Este, José Ignacio e Pueblo Garzón, este é um ecossistema único de lazer entretenimento
SACROMONTE COMO CAMPO DE EXPERIÊNCIAS
Sacromonte é paisagem, não uma imposição perfeita e acabada. É um campo de forças inter-relacionais entre velhas intensidades e novos impulsos que constituem uma unidade sem precedentes. Dessa forma, a natureza, a produção, as infraestruturas, as edificações e a energia constituem um campo de estímulos à descoberta, um campo de experiências.
Nesta paisagem, interagem jovens vinhedos que se adaptam às características de seu solo, uma colina a partir da qual se entende a paisagem, áreas verdes de pradaria, duas reservas de água natural e vários córregos que atravessam os vales cercados por uma densa vegetação autóctone. Cabe ao explorador contemporâneo percorrê-los e desenhar seu próprio roteiro através de vários cenários dos quais ele se torna co-protagonista ao lado da paisagem.
Sacromonte Crafted Wines é parte de uma jovem constelação de vinhos produzidos por pequenas bodegas uruguaias com recente conhecimento internacional, motivadas por uma produção de vinhos Premium em pequena escala. Uma característica única de Sacramonte é seu terroir, produto de sua localização nas serras de Maldonado, cercadas por colinas escarpadas com face norte e sobre solos rochosos ricos em xistos de mica e granito.
Sacromonte Landscape Hotel substitui as habitações continuas por refugios dispersos na paisagem e elevadores e corredores através de caminhos sinuosos, sem descuidar do conforto e a sofisticação de um hotel urbano. Um total de 13 quartos (4 habitações e 9 habitações de paisagem) se espalham através da topografia de Sacromonte, procurando os melhores lugares para se posicionarem. Uma adega entre as vinhas com restaurante, uma recepção com loja de vinhos e um terraço de degustação na colina completam as instalações do próprio hotel.
Ao mesmo tempo, há uma rede de elementos amplificadores de paisagem projetados para melhorar certos pontos inexplorados, uma capela aberta entre as vinhas, estradas, caminhos e trilhas que são ativadas por programas de vinho, cultura e arte.
Finalmente, e especialmente, a Sacromonte é uma empresa sustentável que incorpora a dimensão ambiental em todas as suas decisões. Construções pré-fabricadas, vidro de baixa emissividade, coberturas verdes, uso de materiais locais para obras no local, horta orgânica, carros elétricos para transferências, energias renováveis, uso racional de fertilizantes, uso de águas naturais e tratamento de águas residuais são algumas das estratégias que acabam configurando o Sacromonte como um campo de eventos que coexistem harmoniosamente.
SACROMONTE SHELTERS, UMA EXPERIÊNCIA PREFAB DA PAISAGEM
As edificações de Sacromonte nascem em uma fábrica da área metropolitana de Montevidéu. Trata-se de um proceso rápido de menos de 10 semanas ao fim do qual estão prontas para serem transportadas mais de 200 km em um único dia. Ao distanciarem-se da cidade esses produtos deixam de ser habitações para tornarem-se refúgios na paisagem, deixam de ser objetos para tornarem-se experiências.
Em sua estrutura modular metálica, que combina steel framing e light steel framing, prevalece a simplicidade construtiva e o uso eficiente de materiais. Suas terminações são simples e vigorosas, os materiais são usados de acordo com sua natureza.
Em contraste, os muros que recebem os módulos prefab são construídos simultáneamente à produção dos módulos a partir de pedras locais em diferentes formas, de modo a viabilizar as diversas implantações. A eles somam-se piscinas circulares que integram uma nova experiência sensorial da paisagem.
Os espaços são organizados em uma sequência de setores longitudinais de diferentes espessuras entre as quais a vida se desenvolve. O plano posterior é composto por uma pilha de troncos de madeira que remonta àquelas típicas da vida na natureza.
O setor seguinte abriga as áreas úmidas de banheiro e cozinha, um fogão à lenha e um recanto profundo ideal para ler um livro ou tirar um cochilo, protegido em meio à paisagem. Separado por um plano de madeira, encontra-se o quarto principal, a sala de estar e a de jantar que se abrem completamente à paisagem a sua frente, sendo assim parte dessa.
A interface frontal, por sua vez, é composta por um plano de vidro espelhado que recobre o refúgio com um efeito quase mágico, posicionando-o em um limite tensionado: entre a camuflagem e o tempo da natureza, o brilho irreal da tecnologia e o do tempo presente.