-
Arquitetos de interiores: Atelier About Architecture
- Área: 400 m²
- Ano: 2018
-
Fotógrafo:Haiting Sun
-
Fabricantes: Dulux, Kvadrat, viabizunno
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto residencial projetado para o proprietário e seu amado cão. Nós o chamamos de Casa do Cachorro.
Devido às diferenças cromossômicas, os cães são menos capazes de identificar as cores do que os humanos. O cliente espera criar um mundo colorido na casa, o qual o cachorro possa tocar e perceber. De acordo com pesquisas recentes, os cães podem reconhecer amarelo, azul e segmentos de cores entre esse espectro de cores. Portanto, a arquitetura tentou delimitar espaços estruturando cores e utilizando iluminação direta e indireta para orientar e determinar efeitos e atmosferas.
Na Casa do Cachorro, o pavimento térreo é formado por cozinha e sala de jantar e estar, o subsolo apresenta um banheiro e um espaço de atividades para o cão e o pavimento superior é composto pelo quarto principal e área de entretenimento.
Os espaços relativos ao proprietário são basicamente cinza, cinza escuro, cinza claro e branco, enquanto os espaços funcionais para o cão são mais coloridos. Há dois conjuntos de cores dentro da casa: cores calmas como azul turquesa, cinza escuro, azul marinho e cinza claro que brincam com cores vibrantes, como o rosa, o amarelo e o azul claro. Essas cores contrastam e se complementam para determinar profundidade, distância e os movimentos dos espaços. A iluminação é indireta, a partir da difusão e de materiais semi-auto-iluminados.
Com os tetos brancos iluminados, as superfícies geométricas da cobertura inclinada se destacam e criam uma reflexão sutil da luz, diminuindo a percepção de existência de teto e piso.As diferentes camadas de luz também enriqueceram gentilmente os espaços.
A Casa do Cachorro tem dois banheiros somente para cães. A área central é um espaço de banho sem barreiras para o cão, com uma rampa de mão dupla e uma área de secagem separada. Na outra extremidade do banheiro, há uma área para exames físicos de rotina e cuidados veterinários. O pé-direito dessa área operacional e da área de banho foram determinadas após longa observação dos hábitos de vida do proprietário e do cão. O pequeno banheiro ao lado da área de banho utiliza uma grande quantidade de tecidos redutores de ruído, que foram recém-desenvolvidos pela marca têxtil dinamarquesa Kvadrat, para reduzir os danos à audição pelo latido do cachorro durante o banho.
O cão do proprietário é extremamente sensível ao toque dos materiais devido a uma doença congênita nas articulações. Portanto, materiais especiais foram utilizados para reduzir possíveis acidentes em sua articulação do quadril pelo atrito com materiais; por exemplo, pisos macios e revestimentos impermeáveis de uso médico são aplicados nas escadas e rampas tanto nos espaços internos quanto nos externos que são de uso do cão.
Este foi um projeto muito especial para nós, uma vez que todos as demandas do proprietário, incluindo o espaço, os materiais, até os móveis e a decoração, estão quase totalmente centrados nos hábitos e necessidades do cão. Os requisitos específicos sobre detalhes funcionais, a necessidade de uma nova compreensão e uma nova conceituação a partir da perspectiva do cão nos inspirou muito a refletir sobre o espaço para projetá-lo, o que consequentemente acabou nos levando a um resultado satisfatório. Sempre que vemos o proprietário e seu amado cão curtindo e brincando juntos na casa, somos tocados pelo amor entre eles. O amor é expresso muito além da arquitetura e é provavelmente o objetivo final de todo o projeto.