- Área: 560 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:do mal o menos
-
Fabricantes: Knauf, Ofa, Sanitana
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício encontrava-se em ruína interior, apesar disso mantinha uma extraordinária cobertura. A sua geometria complexa, com quatro volumes piramidais nos cantos, determinou a estrutura geral do projecto e compartimentação interior, dividindo a planta em 9 módulos. No módulo do centro uma escada une os 3 pisos, contaminando o espaço com o seu amarelo intenso e luz da cobertura. Os seus cantos acentuadamente boleados transportam, de forma escondida, a totalidade das infra-estruturas verticais.
Foi-nos pedido que a resolução do projecto incluísse uma enorme flexibilidade nas utilizações futuras. Um Hostel num primeiro tempo, passível de transformar em moradia com pequenas alterações. Surgiram assim os volumes autónomos que contêm as casas de banho, que facilmente se removem caso se pretenda tornar os quartos maiores.
Também a estrutura geral do edifício seguiu uma lógica de fácil alteração futura. A grelha principal é construída em aço laminado, sendo o preenchimento das lajes e das paredes em aço leve. No piso superior há 4 quartos, cada um com um volume autónomo para casas de banho. No piso de entrada encontra-se a recepção, zonas comuns que podem ser utilizadas por todos – cozinha e sala de refeições / estar.
O piso em semi-cave volta a ser ocupado por quartos. Tem uma passagem exterior, totalmente pintada de azul, que liga de forma directa, a frente da casa ao pátio a tardoz. Este pátio orientado a nascente, com duas árvores, será uma zona de socialização exterior.