Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício Girassol é um pequeno prédio comercial situado em trecho bastante inclinado da rua de mesmo nome, no bairro da Vila Madalena, São Paulo.
O proprietário tinha a locação como premissa de utilização do prédio. Portanto o projeto deveria prever espaços versáteis, que possibilitassem tanto a compartimentação em pequenas salas, como a fusão em um único e grande local de trabalho.
Foi então definida uma estrutura em lajes painel, apoiadas apenas nas divisas do lote, vencendo a totalidade de sua largura. Um subsolo, com acesso de pedestres separados de veículos, recebe os visitantes em um core central de onde partem escada e elevador. Com a circulação vertical no centro do prédio, as salas puderam voltar-se, todas elas, para os recuos de frente e fundos, melhorando sua ventilação e insolação ao longo dos 3 pavimentos.
A caixilharia é toda composta de vidros piso/teto, conduzindo os usuários a uma pequena sacada. Nesta, uma segunda pele de portas-camarão em chapas perfuradas protegem as áreas internas do excesso de sol e dão privacidade às áreas de trabalho.
Por fim a cobertura do último pavimento, definida em telhas metálicas termo-acústicas, proporcionam um pé-direito mais generoso, e permitiram uma iluminação zenital junto ao core. Esta luz entra sobre um pergolado de madeira coberto por vidro, embaixo do qual um generoso jardim separa as salas da frente das de trás.
No fundo do subsolo, um jardim descoberto e um painel artístico que preenche toda a altura da divisa de fundo, completam o cenário deste projeto.