- Ano: 2018
-
Fotografias:Trieu Chien
-
Fabricantes: Hansgrohe, ID, Kagu, Kohler, Taicera Tiles, Thang Long
Descrição enviada pela equipe de projeto. Escondida, localizada na colina em meio aos pinheiros, a casa de aço e vidro projetada pelo Idee Architects têm uma visão ampla da paisagem, com vistas por todo o vale ao mesmo tempo que mantém sua privacidade e isolamento. O arquiteto e o cliente rapidamente acordaram com pontos importantes como uma paisagem viva, um estilo de vida simples, espaços abertos, respeito com a natureza e funcionalidade, de forma que viver na simplicidade é o conceito deste projeto.
Com o objetivo de respeitar a topografia do terreno, a casa foi implantada no ponto alto da colina, ao invés de aproveitar a parte baixa e ampliar a área de construção. Essa localização providencia a vantagem das generosas vistas do entorno natural. Dessa forma, o terreno foi dividido em duas áreas diferentes. A área mais baixa é utilizada para a garagem, um quarto extra e um caminho sinuoso que leva até a sala de estar na parte alta, a qual emerge da colina com 3 faces envidraçadas, com vistas para o vale e sombreadas pelas árvores. Os generosos beirais, que podem chegar a 3 metros, cobrem os terraços do espaço interno, além de serem uma solução eficiente para proteger das tradicionais chuvas e do sol forte vietnamita.
Todas as árvores do entorno foram poupadas, de forma que a casa foi projetada por debaixo delas. Um jardim gramado que fica na frente da sala de estar e do quarto funciona como um parquinho para as crianças. Apesar de sua localização, ele não obstruí a vista interna da paisagem. Todas as faces da casa são ou abertas para ventilação, ou têm janelas manipuláveis que permitem que a casa seja ventilada naturalmente, ao mesmo tempo que um corredor a oeste ajuda a isolar termicamente os quartos. É fácil achar o contraponto entre estática e dinâmica neste projeto: a dinâmica está no que é externo, espaços abertos e arejados, enquanto que a estática é a parte privativa, pacífica e silenciosa.
Ao utilizar estrutura metálica e vidro, o projeto acaba controlando o orçamento, uma vez que essa solução permite não alterar o terreno e ter boa iluminação e ventilação graças à insolação e ventilação natural. Futuramente a casa pode se tornar autossuficiente energeticamente, usando painéis solares na cobertura. Foram empregados materiais locais como pedra e tijolo para criar uma harmonia com a natureza e economizar no custo.