- Área: 200 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Pancho Gallardo
-
Fabricantes: Duomo, Termoacustic
Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda consistiu em uma residência unifamiliar de descanso, localizada nas margens do lago Llanquihue, a poucos quilômetros de Puerto Varas, uma pequena cidade ao norte da Patagônia chilena e com o imponente vulcão Osorno ao fundo. Além disso, o terreno possuía uma pequena inclinação e uma floresta densa que terminava na praia.
Os objetivos principais com a casa eram, em primeiro lugar, poder implantá-la em uma clareira do terreno que se integra à floresta e ao lago e, em segundo, criar um projeto de linhas simples, que integrasse materiais locais e que desse a opção de diversos usos dependendo das estações do ano (no verão como varanda, churrasqueira, e no inverno como lareira e cozinha).
Foi feito um volume com o telhado de uma água ao longo da planície, de forma paralela ao lago, o que permitiu abri-lo de leste a norte, depositando o grande volume de chuva da região na parte posterior da casa.
Em termos de programa, a casa foi pensada para acolher tanto a família completa de seis pessoas nos meses de verão, quanto apenas os dois proprietários nos meses de inverno, tendo os espaços de estar, sala de jantar e cozinha totalmente integrados e sendo o núcleo central da residência.
Para isso, um eixo central une este núcleo com as duas áreas de dormitório, em um extremo com o dormitório principal com maior privacidade, e no outro o volume de dois pavimentos com os dormitórios dos filhos e uma pequena churrasqueira. Este eixo central se repete no exterior na forma de varanda para as circulações nos meses de verão.
A fachada norte é composta por grandes janelas que estabelecem uma relação entre a paisagem única da região e o interior da casa, potencializando ao máximo a entrada de luz solar.
Os acabamentos internos foram completamente feitos em madeira, o que cria uma atmosfera acolhedora graças às madeiras nativas recuperadas de um antigo casarão de Osorno. Por conta das vigas aparentes, é possível apreciar a altura total do volume.
Para o exterior foi proposto um envoltório de fibrocimento preto que gera a impressão de um galpão e contrasta com o interior. Para finalizar, um revestimento em tejuelas na fachada norte, uma materialidade típica da Patagônia, cria o espaço de maior interação nos meses de verão.