- Área: 5000 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Parham Taghioff
-
Fabricantes: Jotun, KNX, KWCIRAN, Kale, Venus glass
Descrição enviada pela equipe de projeto. Meygun está situada em uma agradável zona climática no lado norte de Teerã, apesar da cidade apresentar uma das mais altas taxas de contaminação e estresse da Ásia. Por isso, encontrar um alojamento temporário nos subúrbios é algo muito desejado e comum nessa região. Quanto ao desenho do projeto, trata-se de criar um espaço que ajude os residentes a recuperar suas energias e tranquilidade para voltarem às suas atividades na cidade.
Meygun encontra-se em um terreno alto e montanhoso, com muitas rochas, clima frio e seco. Ao situar-se nesse ambiente, deu-se importância ao contato visual entre residentes e seu entorno, gerando aberturas horizontais no lado sul e grandes janelas de piso a teto, no outro, que abarcam belas cenas naturais e ilustram o passar do tempo desde o amanhecer até o pôr-do-sol.
A fachada do projeto foi desenhada e revestida com elementos em forma de rochas, inspirados nas próprias pedras da região. Essa tendência de desenho gera alguns terraços que também controlam o desagradável vento oeste. Esse vento frio pode ser utilizado em algumas ocasiões pelos residentes. No lado leste do edifício, encontra-se a rodovia principal, dessa forma, criou-se uma grande parede com aberturas alongadas que funcionam como janelas e terraços em alguns casos.
Entre os dois volumes principais, desenhou-se um vazio como espaço central composto por painéis de vidro que inundam o lugar com luz, criando um ambiente pacífico e bonito para que os residentes possam caminhar e desfrutar. Desenha-se um teto verde para eventos multifuncionais, a área esportiva encontra-se no subsolo com academia, sauna, piscina e, finalmente, os magníficos terraços frente às montanhas que se tornam um espaço de relaxamento para os residentes.